Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Festival de música virtual pretende arrecadar contribuições para profissionais da área musical, cujas rendas foram afetadas com a pandemia da Covid-19

Apesar do setor de eventos, shows e espetáculos ter sido o primeiro a ser cancelado por conta da pandemia do coronavírus, este será o último a voltar à normalidade, sendo que sequer existe uma previsão de data para isso acontecer. São inúmeros profissionais envolvidos na área do entretenimento, arte e cultura, que vivem do trabalho que realizam e estão parados há quase três meses. Com isso, suas rendas, que vêm exclusivamente da atividade artística, estão totalmente comprometidas.

Por outro lado, desde que medidas de contenção ao coronavírus foram estabelecidas no país e no mundo, o acesso à arte via internet tem ajudado muita gente a manter o equilíbrio emocional durante o isolamento social seja pelos filmes e séries de TV, histórias dos livros ou plataformas de streaming com milhões de músicas e clipes. Mais do que nunca, portanto, a arte se tornou aliada para ocupar o tempo livre ou, simplesmente, ocupar a cabeça com algo que não seja trabalho e afazeres domésticos. Mas, agora, em conteúdo digital em vez do presencial.

Pensando em minimizar os impactos negativos na vida dos artistas do ramo da música, sobretudo financeiro, resgatar um pouco de leveza ao novo cotidiano e incentivar a solidariedade entre as pessoas, surgiu a ideia do “Sonora Londrina” Festival Musical On-line, projeto colaborativo entre profissionais da área musical de Londrina, bem como áreas diretamente relacionadas, tais como produção artística, técnicos de som, iluminação, audiovisual, em um show on-line.

Projeto

A primeira edição do projeto será um show produzido pela Fábrika Estúdio Produtora e transmitido ao vivo pela Meia 7 Filmes pelo canal do projeto no YouTube (Sonora Londrina Festival - https://bityli.com/UyMwb), formado por uma banda base, além da participação de cantores convidados. O objetivo principal é levar música com qualidade de áudio e imagem ao público que está confinado em casa por conta da quarentena e arrecadar contribuições para cachês dos profissionais envolvidos no projeto que, devido à suspensão dos eventos, estão com sua renda comprometida.

Todo o evento que acontece no dia 03/06 às 20 horas,  será realizado dentro dos protocolos de prevenção à Covid-19 estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Isso significa que todos os envolvidos no show estarão de máscaras durante o processo integral, com exceção do cantor no momento da apresentação, fazer uso constante de álcool em gel nas mãos, além de manter o distanciamento social preconizado pelos órgãos de saúde.

Show

Nesta primeira edição, os cantores a se apresentar serão Bernardo Pellegrini, Vinícius Zanin, Silvia Borba e João Nakao que vão garantir músicas de diferentes estilos, como blues, samba e MPB e groove. A banda que irá acompanhar será formada pelos músicos Calebe Santos (guitarra), Celso Rodolph (baixo), Elthon Dias (bateria) e Fabrício Martins (piano). A produção de áudio será de Luciano Galbiati, produção artística de Marian Trigueiros e iluminação de Mauricio Marques. Já a transmissão de streaming será feita por Leonardo Hermes e André Pascoal. A arte de divulgação é de Marcus Bellaver.

Durante 90 minutos, o público poderá acompanhar o trabalho desses artistas, interagir com eles como se estivessem no mesmo local e, por fim, colaborar como qualquer quantia, como se fosse o pagamento de um ingresso ou couvert por meio de um link de financiamento coletivo. O valor arrecadado será dividido entre os profissionais envolvidos na edição da apresentação e uma entidade cultural. As contribuições já podem ser feitas pelo site https://bityli.com/WEzsp

Cantores

Vinícius Zanin

Vinícius Zanin é nome conhecido da cena cultural local e nacional. Com uma trajetória de mais de 15 anos, é cantor solo e de várias bandas, além de assinar trabalhos como ator e compositor. Quem já o viu no palco sabe que é dono de um carisma e um timbre peculiar, flertando do pop ao blues com a mesma potência e delicadeza. Vocal líder das bandas “Acústico Blues Trio” e “Folk’nFolks”, o artista ainda soma como crooner o projeto “Tributo Bublé/Sinatra” da “Vitor Gorni Big Band”.

Em 2014, participou da 3ª edição do reality show The Voice Brasil, da Rede Globo, no qual recebeu muitos elogios dos jurados famosos. Em julho do ano passado, se dedicou ao seu primeiro single autoral “Ain’t Coming Back”, que foi lançado em videoclipe e todas plataformas de streaming. Durante a quarentena, tem se dedicado a compor e lançar vídeos com interpretações de sucessos internacionais.

Silvia Borba

A recifense Silvia Borba, radicada em Londrina, é cantora e percussionista há mais de 10 anos na cidade, com trabalhos voltados principalmente ao choro e samba. Neste período, já teve a oportunidade de participar de vários grupos vocais, como o “Entretantas” e “Grupo Balaio de Canto”, e fundou o grupo “Angu de Caroço”, que possui um repertório de sambas de roda e sambas clássicos que mescla voz, instrumentos de cordas e percussão. Ela ainda integra o regional de choro Maria Boa, como percussionista, Regional Baobá, como percussionista e cantora, além do grupo Cadência Sincopada.

Com toda essa bagagem, não faltou talento para dar vida a projetos musicais em homenagem a importantes nomes da música brasileira como Elis Regina, Aracy de Almeida, João Nogueira, Maria Bethânia, Geraldo Pereira e cantoras da época de ouro do rádio. Durante a quarentena, a cantora debruça-se ainda mais sobre obras de samba, tem lançado vários vídeos em parcerias com outros músicos das cidades, além de ter sido convidada e elogiada pela cantora carioca Teresa Cristina em uma de suas lives diárias.

Bernardo Pellegrini

Bernardo Pellegrini exala poesia e criatividade, seja nas palavras ou na música. Tanto é que sua carreira é marcada pelo jornalismo e pelas composições musicais desde a década de 1970, motivado pela efervescência cultural que existia na cidade, principalmente do que viria a se tornar a “Vanguarda Paulistana”. Em sua trajetória sonora, acumula diversas parcerias de sucesso, dentre elas, o “casamento” com o “Bando do Cão Sem Dono”, coletivo de músicos com o qual gravou 4 discos, como o lendário “Dinamite Pura” (1994), primeiro disco digital, em CD, produzido em Londrina, que contou com a participação de mais de 40 letristas e instrumentistas daquela geração.

Sem rótulos de um gênero específico, o cantor e compositor produz música inspirada na canção brasileira com pegadas de rock, bossa nova ou folk, sempre brincando com as palavras e suas nuances poéticas. Um de seus principais sucessos, a música “Dei um Beijo na Boca do Medo”, foi gravada pela cantora Simone Mazzer e virou tema da abertura da série de TV “Me Chama de Bruna”. Já a música “Essa Mulher”, também gravada na voz de Simone Mazzer e Elza Soares, ficou entre as mais tocadas no ano de 2016. Em 2018, o artista voltou ao estúdio para gravar “Outros Planos”, um disco emblemático, com mais de 30 participações reunindo diversas músicas da carreira e inéditas.

João Nakao

João Nakao é um dos nomes da nova geração de cantores e compositores de Londrina. Neste projeto on-line, o cantor irá representar a ala jovem artística da cidade que tem produzido muitas obras autorais e independentes. Formado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem se destacado no meio artístico com o trabalho “Sincopaduo”, que mescla vários estilos, resultando em um repertório que vai do groove ao pop music, bossa nova e samba. Para 2020, se prepara para o lançamento de seu primeiro disco autoral, produzido em parceria com Gustavo Gorla, chamado “Smothered”.

Marian Trigueiros/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

João Nakao - Foto Victor Pedrassoni
Silvia Borba - Foto Pollyana Araújo
Vinicius Zanin - Foto Rafael Crema

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.