Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com identidade visual renovada, projeto se volta para uma nova faixa etária e com atividades diferentes

O Televisando o Futuro, projeto que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar foi reformulado! A iniciativa, realizada pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, em parceria com o Instituto GRPCOM, em escolas públicas de 42 municípios do Paraná, começa 2015 com novidades: nome, formato e logomarca novos. A partir de agora, o projeto se chama somente ‘Televisando’ e assume a identidade por meio da qual já era reconhecido entre alunos e professores participantes.

Nova logomarca

A logomarca, mais colorida, foi inspirada na nova marca da RPC, lançada no dia 1º de janeiro. O mascote Léo, é a representação da criança crítica, comprometida e consciente, que participa do projeto.  O fato de ele estar à frente da imagem que representa a TV, também reforça a ideia de protagonismo do aluno que participa do Televisando. A informação é transmitida pela mídia, mas é o indivíduo quem processa os dados, reflete e, a partir disso, constrói a própria opinião! 

Novo público

Neste ano, o Televisando vai trabalhar com alunos do Ensino Fundamental 1, do primeiro ao quinto ano. O rejuvenescimento do personagem promete facilitar a comunicação com os pequenos. Até 2014, ele representava um garoto entrando na adolescência, pois o projeto também abrangia a rede estadual e permitia o envolvimento de alunos de até 14 anos.  A mudança ocorreu para reforçar a atenção ao público que revelou mais envolvimento com todas as etapas do Televisando, durante os sete anos do projeto.

Formação de professores

O compromisso com a formação dos educadores continua sendo prioridade. Por isso, novidades foram pensadas para este ano, a fim de facilitar o acesso à plataforma de educação à distância.

Os seis cursos, que totalizam 120 horas de formação, foram revistos, atualizados e, agora, podem ser acessados por meio do sistema Moodle, muito mais simples, ágil, intuitivo e já conhecido por grande parte dos docentes.

A chancela da Universidade Tuiuti do Paraná permanece, e os certificados podem ser emitidos a qualquer momento após a conclusão do curso. As oficinas pedagógicas ministradas pela equipe do projeto também representam importantes oportunidades de aproximação com o professor e continuam neste ano.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação para atualizar os participantes sobre cada fase do projeto revelaram-se fundamentais. No site do projeto é possível encontrar todas as informações sobre o Televisando e detalhes sobre as diferentes etapas, além de poder baixar materiais, acessar o histórico do projeto, assistir às reportagens especiais exibidas pela RPC e muito mais.

Em 2014, o Televisando também entrou nas redes sociais e, neste ano, continua a todo vapor! Conteúdos sobre educação, tecnologia, mídia e comportamento continuarão a ser diariamente postados, além de novas sessões que inauguram em breve, como a “Televisando, eu faço parte!”, em que os seguidores poderão conhecer quem são os profissionais da RPC e do Instituto GRPCOM que fazem o projeto acontecer.

Apoio pedagógico

Como suporte pedagógico sobre como trabalhar as reportagens de TV em sala de aula, foi criado o primeiro boletim do Televisando. A iniciativa é inédita e chega para oferecer as notícias mais relevantes sobre as três principais fases da projeto– lançamento, Concurso Cultural e divulgação dos vencedores – dar dicas pedagógicas e sugestões de atividades para serem trabalhadas com os alunos. Deste modo, a prática de trabalhar a TV em sala fica mais fácil e qualificada. A primeira edição do Boletim já foi entregue pela equipe do projeto durante os dias 9 e 20 de março, nas reuniões de abertura, feitas em todos os municípios que participam do Televisando.

Premiações
Outra surpresa será a etapa de reconhecimentos de alunos e professores vencedores e das secretarias engajadas no Concurso Cultural. A prática permanece, mas vem com novidades! 

Marcela Weiller/Asimp/GRPCOM

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.