Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No formato express, com 15 minutos, o próximo encontro do projeto "Oi Eu Estou Aqui", que desmistifica as pessoas com deficiência, acontece hoje, dia 29

A atriz e influenciadora digital com síndrome de Down, Tathi Piancastelli, promove o trabalho de desmistificação das pessoas com trissomia do cromossomo 21, de forma leve e criativa em seus projetos no teatro e nas redes sociais. Hoje (29) realizará uma live com a participação especial da modelo, atriz, empresária e ativista contra a violência doméstica, Luiza Brunet. O encontro será transmitido no Instagram, às 19h15, em um formato curto de 15 minutos, com o intuito de encerrar Setembro Verde, mês dedicado a dar visibilidade e inclusão à pessoa com deficiência.

"Por preconceito ou descriminação, a pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Muita gente nunca teve oportunidade de ouvir alguém com a Síndrome de Down e perguntar coisas para mim. Esta é uma chance, pois as lives são para todo mundo. Quero estourar bolhas e as pessoas saberem que faço coisas", conta Tathi Piancastelli.

No formato express, com duração de 15 minutos, a influenciadora digital apresenta uma conversa espontânea e alegre sobre diversos temas, conscientizando da importância da inclusão e diversidade. Para mostrar que existem outras possibilidades, além do nosso universo, ao final do bate papo, a atriz estoura bolhas de sabão de verdade, em alusão a quebra de barreiras e ao primeiro passo para conhecer pessoas novas e sair da bolha social. Com um público diversificado, já passaram pela live o chef Lucas Corazza, o ator Renato Liveira, a apresentadora Fernanda Pontes, o comediante Paulinho Serra, a empresária Mônica Sousa, filha de Maurício de Sousa, e a fotografa Nila Costa.

Além de ter se tornado personagem do Maurício de Sousa, a Tati, o que reforça a relevância da sua atuação na causa, no teatro Tathi Piancastelli realiza um trabalho artístico engajado, abordando a síndrome de Down de forma a encorajar a sociedade a perceber a importância da representatividade em todos os segmentos. Em parceria com o diretor Fabio Costa co-escreveu o espetáculo solo, com três atos, "Oi Eu Estou Aqui" apresenta a jornada de Ana Vasconcelos, uma mulher com trissomia em busca da independência e autonomia. O projeto foi exibido durante a Bienal de Veneza e a versão longa em um ensaio aberto em Miami. Próximo ano a turnê abre no Brasil, no Itaú Cultural de São Paulo. Em 2016, "Menina dos Meus Olhos", peça de teatro escrita e protagonizado por ela, com a participação de outros 10 artistas sem deficiência, recebeu o prêmio de Melhor Teatro/Espetáculo no Brazilian International Press Awards USA e indicação a Melhor Atriz.

Além das lives, a ativista está preparando para 2021, o lançamento do documentário, "Alvorada para Todos", uma iniciativa do Instituto MetaSocial e da Meta Produções Artísticas. E a exposição, Inside Out, com 18 fotos mostrando a vida de Tathi por meio de imagens registradas pela fotógrafa Nila Costa e dos artistas Manu Militão e Jonatas Chimen.

Janaina Cezar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.