Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Live e ações presenciais voltadas à conscientização e prevenção ao Câncer de Mama e à saúde da mulher de forma geral serão realizadas ao longo do mês

A Campanha do Outubro Rosa já faz parte do calendário anual do Sesc PR, que se une ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e à promoção da saúde da mulher. Por meio do Sesc Saúde, as unidades do Sesc de todo o estado realizam uma série de atividades ao longo do mês, para promover a conscientização sobre a doença, como a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar feminino. Confira abaixo:

Live

A programação da Campanha Sesc de Prevenção ao Câncer de Mama inicia com a live “O cuidado não pode parar”, no dia 6 de outubro, às 19h, com transmissão pelo canal do Sesc PR no Youtube. A palestra on-line será realizada em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), e contará com a participação da nutricionista clínica e oncológica e Doutora em Bioquímica, Raquel Goreti Eckert Dreher, e da fundadora e idealizadora do Instituto Mulheres que Inspiram, Fernanda Marçal, com mediação da coordenadora estadual da CMEG, Claudia Colpi.

Sesc Saúde Mulher

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher – serviço itinerante que oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero chega em um novo destino neste mês. A população de Guaraqueçaba será beneficiada com os atendimentos do projeto. O lançamento com a assinatura do convênio entre o Sesc PR e Prefeitura de Guaraqueçaba está marcado para o dia 14 de outubro, às 15h.

A unidade móvel permanece no município até o dia 18 de novembro e, no período, devem ser realizados 941 exames, 468 mamografias e 473 citopatológicos (preventivos), mediante agendamento prévio. O Sesc Saúde Mulher oferta mamografias a mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade. As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS.

Lançada em 2017, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher já atendeu a população de 32 municípios, e Guaraqueçaba será contemplada pela primeira vez. Ao total foram 7.331 mamografias, sendo que 96 exames (1,31%) obtiveram resultados com indício de câncer. Outros 6.834 exames citopatológicos também foram realizados, sendo que 43 exames (0,63%) obtiveram resultados com indício de câncer e em 1.058 (15,5%) foram identificadas patologias não cancerígenas que foram encaminhadas para tratamento pelo médico de cada município. Quanto às atividades de Educação em Saúde, foram realizadas até o momento 573 ações educativas, contemplando 15.647 pessoas.

Arrecadação de materiais de higiene

Uma campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal feminina também será realizada como parte das ações do Outubro Rosa. Unidades de serviço do Sesc PR receberão a doação de absorventes íntimos, shampoos, sabonetes, condicionadores, hastes flexíveis, desodorantes, hidratantes, entre outros, entre os dias 19 e 21 de outubro.  Os itens arrecadados serão direcionados a instituições sociais que atendem mulheres em vulnerabilidade social e mulheres em tratamento de câncer.

Outras ações

As unidades de serviço do Sesc PR também realizaram ações da Campanha Sesc de Prevenção ao Câncer de Mama. Posto de orientação sobre saúde da mulher, câncer de mama e colo de útero, com aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia e colesterol serão realizados em algumas das unidades, assim como oficinas; palestras; rodas de conversa; aulas de dança; cortes de cabelo feitos em parceria com o Senac PR, com a doação para a confecção e perucas também fazem parte da programação.  Consulte a grade completa na unidade do Sesc mais próxima.

Isabela Mattiolli/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.