Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Técnico que atua no “Greminho” há duas décadas e revelou inúmeros talentos do futebol será homenageado na noite desta sexta (24)

Referência no trabalho com as categorias de base do futebol londrinense, o técnico Wilson Silva será homenageado hoje (24), às 20 horas, na Câmara Municipal de Londrina com o Diploma de Reconhecimento Público, proposto pelo vereador Felipe Prochet (PSD) por meio do requerimento nº 504/2018. A sessão solene de entrega da honraria será realizada na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

O técnico, mais conhecido no meio esportivo como Wilsinho, iniciou sua carreira no esporte em 1998, acompanhando o trabalho do ex-treinador da escolinha de futebol do Grêmio Esportivo Social Recreativo dos Operários da Prefeitura Municipal de Londrina (o “Greminho”), Itamar Bernardes. No ano seguinte já assumiu a função de treinador da escolinha da agremiação e nos anos seguintes dedicou-se a identificar e lapidar talentos do futebol. Entre os anos de 2003 e 2013 atuou ainda no PSTC (Paraná Soccer Technical Center), colaborando, entre outras conquistas da equipe, para o bicampeonato paranaense. Na época Wilsinho foi eleito duas vezes o melhor treinador do Paraná.

Por intermédio do técnico jovens atletas conseguiram chegar até as equipes de base do São Paulo Futebol Clube, Desportivo Brasil/Manchester United, Figueirense Futebol Clube, Fluminense, Grêmio no Rio Grande do Sul, Atlético Paranaense e Coritiba Futebol Clube, entre outros. Uma das últimas revelações que passaram pelas mãos de Wilson Silva é o lateral Matheuzinho, que começou no Greminho na categoria sub-09, ficou até a categoria sub-15, foi para o Londrina Esporte Clube e, mais recentemente, teve a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.

Sorte e talento

O treinador confessa, porém, que sua maior vitória é quando um garoto o convida para sua formatura. “Sempre digo que é mais fácil ser um ótimo profissional do que ser um jogador famoso, porque o jogador precisa mais de sorte do que de competência”, teoriza Silva, que perdeu as contas de quantos atletas ajudou a revelar.

A experiência de muitos anos de trabalho e o esforço pessoal para adquirir conhecimento permitiram ao treinador obter o registro no Conselho Regional de Educação Física, em 2005. “Me sinto extremamente lisonjeado com este reconhecimento da Câmara e do Município, ainda mais por se tratar de uma lei proposta pelo vereador Felipe Prochet, que já foi presidente do Londrina Esporte Clube e tem esta forte ligação com o esporte”, confessa Silva.

O autor da homenagem, por sua vez, lembra que ao longo dos anos Wilson Silva promoveu uma verdadeira “revolução” no futebol de base de Londrina, conquistando o respeito de todos aqueles que militam no futebol e transformando a escolinha do Grêmio em uma marca hoje conhecida no Paraná e além das fronteiras do estado. “Sei da responsabilidade de trabalhar com crianças e adolescentes e o Wilsinho sempre fez isso de maneira exemplar. Ele se tornou uma referência tanto nos resultados em campo como no tratamento dispensado aos atletas e às suas famílias. Centenas de garotos já foram treinados por ele em todos estes anos, e mesmo que não tenham seguido carreira como jogadores de futebol, com certeza levaram para a vida valores como disciplina e respeito à hierarquia, que são proporcionados pelo esporte”, afirma Felipe Prochet.

Silvana Leão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.