Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com muita alegria chego à coluna 150, isso quer dizer 150 semanas ininterruptas, quase 3 anos, faltam 06 colunas para completar, que escrevo para mais de 80 veículos impressos e digitais de comunicação do Brasil principalmente e alguns outros países falando de voluntariado.

Minha principal missão é levar um pouco dos benefícios do trabalho voluntário e não somente com a minha visão de voluntário, mas sim de pesquisas como este novo estudo da Escola de Economia de Londres que diz: O dinheiro não pode comprar felicidade. Mas o voluntariado pode dar isso a você, gratuitamente. Pesquisadoresda Escola de Economia de Londres examinaram a relação entre o voluntariado e ograu de felicidade em adultos americanos. O estudo descobriu que “quanto maisas pessoas se voluntariassem, mais felizes elas se tornavam”.“Entre pessoas que nunca se voluntariaram, as probabilidades de serem ‘muito felizes’aumentaram em 7% se se voluntariassem mensalmente e em 12% se se voluntariassema cada duas ou quatro semanas. Entre os voluntários semanais, 16% se sentirammuito felizes”, quando os concentramos em outras pessoas, nossos próprios problemas recuam. A tristeza some e a alegria assume seu lugar.Você já experimentou isso? Esta última frase é do Padre Anderson Pitz.

Sei que o Brasil anda com problemas para acreditar na ciência, mas eu ainda prefiro os cientistas aos políticos, portanto pesquisas, e esta não é a única mostram os resultados do trabalho voluntário e uma coisa me chama a atenção nesta, são economistas que a fizeram, não alguem da área de humanas, isto me traz a reflexão que o trabalho voluntário ou melhor, seus resultados podem influenciar na economia de uma país.

Percebam a importância disso e o quanto estamos perdendo de dinheiro, enquanto nação, deixando de estimular esta prática nas escolas, universidades e empresas.

Uma nação solidária na prática, é uma nação evoluída de fato, precisamos fazer isso acontecer e só juntos podemos. Espero sua contribuição.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.