Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais um ano que tenho a alegria de falar do dia 05 de dezembro, um dia importante e comum ao mesmo tempo, em 2020 comemoramos 35 anos da existência desta data que foi instituída pela ONU Organização das Nações Unidas e uma das ou talvez a única data no mundo que poderia ser feriado mundial, pois nenhuma das nações signatárias da ONU deixa de reconhece-la, nenhuma religião, nenhum partido, nenhuma raça, ninguém deixa de reconhecer a importância do Voluntariado nas mais diversas situações.

Em 1985 a intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. Um bom modo de promover essas ações é refletir sobre elas. Pode-se começar por estabelecer uma definição da palavra "voluntário". No dicionário Houaiss, aprende-se que "voluntário" vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade. Segundo a definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Aqui, aproveitando as explicações um pouco mais técnicas, vale lembrar o que é o voluntário, “ aquele que de forma individual e sem auferir ganhos materiais, doa seu tempo e talento em prol de uma causa”, portanto é este que temos que parabenizar nesta data, minto, temos que fazer isso todos os dias, assim como deveríamos fazer com as mães, pais, mulheres, crianças, esquecer de valoriza-los em somente uma data especial, mas sim todos os dias que estão por ai a nossa disposição.

Saliento que segundo pesquisas da própria ONU temos aproximadamente 20% (aproximadamente 1.518.800.000 pessoas) da população mundial fazendo trabalho voluntário de forma rotineira, sem contar um sem número de forma pontual, portanto trata-se de uma força de trabalho de cálculo de valores e resultados incomensuráveis em prol de um mundo melhor.

Mais uma vez deixo aqui o meu MUITO OBRIGADO a cada voluntario que ajuda e tenta fazer deste mundo um lugar melhor para todos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.