Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O voluntariado tem se destacado nesta tragédia humanitária pela qual o mundo passa e já se destacou em outros momentos, em tragédias mais especificas e locais, nos mais variados lugares do mundo, pois o voluntariado tem o poder de se adaptar de forma muito rápida e orgânica e fazer com que a ajuda especifica possa chegar de forma efetiva e controlada para quem efetivamente precisa.

Não estou aqui dizendo que não existam desvios de conduta no voluntariado, existem, afinal os voluntários são pessoas e como tal, falíveis, mas o índice de eventos de desvios, má conduta dentro de ações de voluntariado são ínfimos, perto do que vemos de forma geral na sociedade, por isso tem um poder de capilaridade e de arrebanhar tantas pessoas pelo mundo afora.

O voluntariado pressupõe pessoas imbuídas de boa vontade para mitigar problemas emergenciais, só por isso já demanda de pessoas com uma visão ampliada e diferenciada na e da sociedade, isso ainda não zera os riscos, mas como normalmente o número de voluntários envolvidos em ações são grandes, o poder de fiscalização também é.

Quando muitos se juntam com esta característica de trabalho humanitário, os desvios se tornam mais difíceis, pois um ajuda o outro e ao mesmo tempo fiscaliza o outro para este tipo de ocorrência, até por que, quando falamos de brasileiros, infelizmente, temos exemplos ruins em vários patamares e atividades, portanto estamos calejados de tantas formas de “jeitinhos” para desvios de conduta.

O voluntariado tem se mostrado uma grande ferramenta de ação social e de prestação de serviço competente e sério para a comunidade e onde de forma geral a sociedade deposita confiança no trabalho realizado. Um ótimo exemplo para o mundo, onde a seriedade, confiabilidade, honestidade, são caraterísticas práticas comuns e não excepcionais como na política de grande parte dos governos dos países sul-americanos. Que cada vez mais o mundo siga este exemplo.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana e Diretor da rádio Tom Social. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.