Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Hoje o quociente emocional ou inteligência emocional é fundamental para todas as atividades profissionais no mundo, em torno de 58% das pessoas que perdem suas colocações no mercado, perdem por falta de IE, e isso é muito grave e tem aumentado, visto que na contramão desta informação, cada vez mais as pessoas se preocupam em ser especialistas e enchem suas “caixas de ferramentas”, estudam e se preparam tecnicamente, mas esquecem de aprender e preparar sua IE, inteligência emocional.

E o que este assunto tem em comum com o voluntariado? Eu diria muito, existem 12 competências da Inteligência Emocional (IE), 10 delas o trabalho voluntário te ajuda a desenvolver. São elas: Gestão das emoções, Adaptabilidade, Orientação para realização, Otimismo, Empatia, Consciência organizacional, Gestão de conflito, Trabalho em equipe, Liderança inspiracional e Mentoria.

É uma das ferramentas mais potentes para estimular o aprendizado da I.E. Inteligência Emocional.

Então se temos uma ferramenta tão potente, a nossa disposição sem necessidade de nenhum investimento por que não utilizamos? Uma boa pergunta para ser respondida. A resposta, que eu acredito é que não valorizamos aquilo que não tem preço, gostamos de pagar, mesmo aquilo que não tem valor, mas se pagamos é porque deve ser bom, na verdade gostamos de ser enganados muitas das vezes.

O voluntariado está ai a disposição de todos, indistintamente, com grandes benefícios para quem pratica e muitos outros benefícios para quem recebe, portanto uma relação de ganha ganha, mas insistimos em não pratica-lo, seria muito bom para você, excelente para quem irá receber e fantástico para a sociedade.

Não quero obrigá-lo a fazer trabalho voluntario, mas quero que se sinta obrigado a conhecer mais sobre o assunto para opinar com seu conhecimento e sentimento, não com o meu ou de qualquer outra pessoa, só você poderá tomar esta decisão.

Espero que tente e se inspire para conhecer mais, muita gente ficará feliz com esta decisão.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana e Diretor da rádio Tom Social. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.