Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pena que não é uma verdade absoluta a chamada do texto de hoje. Nada é para sempre, dizem que até mesmo a morte não é para sempre, há quem conteste. Religião a parte, cada um tem a sua e eu respeito a todas, sem distinção, pois todas tem sua parte boa. Nosso assunto aqui é o voluntariado e nem mesmo ele, que não só prega como age de forma a que todos fiquem bem e acolhidos de alguma forma, não “prende” todos para sempre.

Mesmo o voluntariado tem seus momentos de, “cansei”, sim, e por que não?

Como toda e qualquer atividade o voluntariado também, mesmo que feito com menor frequência pode exaurir, aliado ao diaadia ou neste momento a quarentena, o voluntariado muitas vezes que age como uma válvula de escape, pode contribuir para conturbar o já confuso ser humano em que nós habita, pronto dia para uma explosão, não custa nada.

E no caso de explosões, mulheres, idosos e crianças à frente, brincadeira, mas nestes casos realmente é bom dar um tempo, pois o trabalho voluntário é para ser, quase “terapêutico” e se não está fazendo isso, realmente não é o melhor momento para realizá-lo. Por isso quanto melhor escolhido e selecionado o trabalho que quer realizar, vai minimizar esta situação, caso ela venha a acontecer, se por aquele trabalho que você tem carinho já pode isso acontecer, imagine aquele que você não tem. Em tempos de crise o trabalho voluntário é quase uma obrigação para muitos, tamanho é o incomodo de ver pessoas em situação desigual na sociedade e muitos saem literalmente às ruas em busca de realizar ou minimizar estes problemas sociais. A decepção por não conseguir resolver tudo e todos, sozinho, nem mesmo acompanhado, da uma certa frustração, por isso o preparo do voluntário é primordial para ele saber o que encontrará e qual será seu papel na ação e qual será o resultado dela, mediante o montante dos desafios. Vamos fazer sim, mas munidos de muita informação e formação para fazer bem para todo mundo, inclusive para você.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Engage for business, Líder Internacional de Yoga do Riso e Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.