Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entrada é gratuita; evento terá diversas atividades como brincadeiras tradicionais, quadrilha e ações de conscientização e orientação

Quem gosta de festas julinas e comidas típicas desta época tem a oportunidade de participar do 10º Nasforró Londrina, que será nesta quarta-feira (26), das 14h às 17h, no Ginásio de Esportes Moringão (Rua Gomes Carneiro, 315). Durante o evento, que tem entrada gratuita, serão servidas bebidas como quentão, chá e suco, e haverá diversas atividades incluindo apresentação de quadrilha com idosos atendidos pelo Sesc, dança de quadrilha aberta para todos os presentes e brincadeiras tradicionais.

A iniciativa é aberta a todas as pessoas, de qualquer idade, e os organizadores convidam os interessados a comparecer vestidos a caráter e, se desejarem, podem levar um prato de doces ou salgados para compartilhar. Porém, os responsáveis pedem que os participantes não usem calçados com saltos, que podem riscar a quadra do ginásio, e ao invés disso optem por tênis ou sapatos confortáveis. É recomendável, ainda, levar uma garrafa d’água.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), e tem como parceiros a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e as secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Políticas para as Mulheres (SMPM).

O profissional de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Geder Harami Harami, explicou que o Nasforró contará com seis barracas com atrações voltadas à diversão e conscientização da comunidade. Dessas, três serão da Secretaria de Saúde, duas da SMI e uma da SMPM. “Procuramos unir a parte lúdica da festa a atividades de orientação e conscientização que abordam as políticas e serviços das secretarias. Por exemplo, a pescaria se chamará ‘Nutri Pesca’, e o correio elegante será organizado pelas psicólogas do NASF, e terá como foco o envio de mensagens sobre a saúde mental. Além disso, os educadores físicos levarão quatro músicas com coreografia para todos dançarem”, disse.

De acordo com Harami, o evento deve contar, no total, com aproximadamente 700 participantes, sendo que cada secretaria mobilizou os grupos e serviços que compõem sua estrutura. “Convidamos todos os grupos de profissionais da Secretaria de Saúde, incluindo os de atividade física, de reeducação alimentar, de acolhimento e escuta e de tabagismo. Já a Secretaria do Idoso convidou o público atendido pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) e pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e a Secretaria de Políticas para Mulheres também mobilizou sua estrutura”, frisou.

Ainda segundo o profissional do NASF, o principal objetivo da ação é promover o lazer ativo e o cuidado com a saúde, através da parceria intersetorial entre secretarias. “Além disso, queremos estimular as pessoas a conhecer o Moringão, esse importante espaço esportivo que foi reinaugurado após passar por uma reforma, e também promover o acesso da população aos órgãos públicos e seus serviços”, concluiu.

Através dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa das regiões Norte, Leste e Oeste, a Secretaria do Idoso mobilizará cerca de 300 idosos para o Nasforró. Além disso, a pasta promoverá sorteio de brindes e atividades como pescaria e boca do palhaço, bem como o cadastramento dos idosos para as atividades dos CCIs e fornecimento de orientações diversas sobre os serviços prestados pelo órgão.

Conforme a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, a equipe toda da SMI vai participar do Nasforró, que será um momento festivo e de alegria.

“Vai ser uma tarde especial, tendo em vista tanto tempo de pandemia em que os idosos ficaram com restrição de atividades. E com a inauguração dessa praça de eventos renovada que é o Moringão, a ideia é que o cidadão idoso possa aproveitar esse espaço. Teremos um evento muito bonito, com música e com tudo o que uma boa festa julina tem, coroando essa parceria entre o NASF e os Centros de Convivência da Pessoa Idosa. Esses órgãos trabalham articulando diretamente as suas ações, e esse é mais um momento de entrelaçamento entre as políticas voltadas às áreas de saúde e da pessoa idosa, que são tão importantes no município”, afirmou Danelon.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.