Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Celebrando a Estação com arte e cultura

Marcando a participação de Ibiporã na 17ª Primavera dos Museus, evento nacional proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) e da sua área de Museus, promoverá uma grande programação artística e cultural na próxima terça, dia 19/9, das 8h às 19h, que vai movimentar o Museu do Café, a antiga Estação Ferroviária de Ibiporã, localizada na Avenida Mário de Menezes (BR-369).

O objetivo, além de divulgar, em um local diferente, o trabalho dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, por meio da SMCT, é aproximar os estudantes e o público em geral dos museus Histórico e do Café, também mantidos pelo poder público municipal. Ibiporã é um dos 19 municípios do Paraná que inscreveram atividades na 17ª Primavera dos Museus.

Cultura ao ar livre

Será um dia de arte e vivência no museu, aberto ao público, com exposições de trabalhos dos alunos dos cursos da SMCT, as aulas acontecendo ao ar livre em frente à estação, apresentações de música, teatro e dança. Dois colégios estaduais da cidade já têm turmas agendadas para acompanhar as atividades e fazer também visitas mediadas às exposições históricas do Museu (“Café, Nossa História” e “Estação Ferroviária”). Lembrando que a Estação é um lugar de referência e identidade de Ibiporã, que foi o marco inicial da área urbana, em 1936.

Como o espaço é amplo e haverá atividades o dia todo, toda a comunidade é convidada a passar na Estação para visitar esse lugar de memória e conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelos professores e alunos nos cursos – que têm mais de 1.500 matriculados de todas as regiões de Ibiporã. E alguns deles são oferecidos nas próprias casas no entorno da Estação (cursos de cordas e instrumentos de sopro).

Escolas

Os dois colégios estaduais da cidade já agendados para vir ao museu no dia 19/9 (terça) são o Unidade Polo, com 66 alunos do 8º Ano - turmas A e B, das 8h às 10h; e Colégio San Rafael, das 13h30 às 15h30, com alunos do Fundamental e Ensino Médio que estão participando da ‘Gincana da Terra Bonita’, com o objetivo de conhecer lugares turísticos e geográficos da cidade.

Além das visitas mediadas pelos funcionários do museu, haverá exibição de filme com pioneiros para que os alunos conheçam melhor a história de Ibiporã, além de aulas de arte ao ar livre. Fechando com a banda do projeto Metais da Estação, que vai tocar das 17h30 às 19h.

Programação:

8h às 8h30 – Abertura e visita mediada com alunos do Colégio Estadual Unidade Polo (66 alunos do 8º Ano) às exposições do Museu - “Café, Nossa História” e “Estação Ferroviária” - alternando as turmas (Jaime e Cida/ Fátima).

8h30 às 9h – Exibição de filme com pioneiros: “Contos e Causos - o Café e Histórias de Ibiporã” (20min) – 30 alunos por sessão / turmas alternadas (Cida e Fátima)

9h às 16h30 – Workshop de arte na Estação, com os alunos dos cursos de Artes Visuais da SMCT (pintura em tela/ desenho/ fotografia). Exposição de trabalhos de cerâmica e tela; os alunos estarão pintando, durante o dia, com técnicas de impressionismo e os alunos de fotografia, registrando as imagens do evento. (profs. Pillar, Benito e Cida)

9h30 às 10h – Esquete teatral ao ar livre (Curso de Teatro - prof. Vradson)

9h às 10h – Aulas de alongamento do Curso de Ballet (profª Stephany)/ Aula de Música (prof. Domingos)

10h às 11h30 – Visita autoguiada pelo museu e passeio pelo pátio da Estação e pelas casas antigas dos ferroviários, onde acontecem as aulas dos projetos Cordas (violino/ violoncelo / viola) e Metais (instrumentos de sopro) – profs. Victor e Jonas (corod.)

12h às 13h30 – Intervalo de almoço

13h30 às 14h30 – Colégio San Rafael (40 alunos, Ensino Fundamental e Médio) – Exposição oral sobre a História de Ibiporã e a Estação, visita mediada às exposições (‘Café, Nossa História’ e ‘Estação Ferroviária’) e documentário sobre a História de Ibiporã (11 min).

14h30 – 15h - Apresentação do Coral Infanto-Juvenil Clarear (prof. Domingos), Apresentação de ballet (profª Stephany)

15h - Esquete teatral ao ar livre (Curso de Teatro - prof. Vradson)

15h20 às 17h – Visitas pelo museu e o pátio da Estação e pelas casas antigas dos ferroviários, onde acontecem as aulas dos cursos de cordas e sopro.

17h30 às 19h – Música ao ar livre com a banda “Metais da Estação” – Fim de tarde com os professores e alunos dos cursos da SMCT - banda (projeto Metais da Estação) e de violino, viola e violoncelo (projeto de Cordas)

Jaime Kaster/SMCT/PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.