Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade é aberta a todas as idades e será realizada no Sesc Londrina Cadeião, a partir das 19h, com entrada gratuita

Uma programação cultural incluindo o lançamento do livro Fantasmátika – Teoria para um Cinema Poético e a primeira exibição dos curtas-metragens Blackout e Pés que Sangram – ambos produzidos em Londrina – será realizada nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, durante a 43ª Sessão Kinopus. Com entrada gratuita e abertas a todas as faixas etárias, as atividades serão no Sesc Londrina Cadeião (Rua Sergipe, 52).

Todas as obras a serem lançadas durante a sessão contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Pés que Sangram foi escrito e dirigido por Roberta Takamatsu, e tanto o curta Blackout quanto o livro Fantasmátika – Teoria para um Cinema Poético são de autoria de Rodrigo Grota.

De acordo com Grota, Blackout é uma história de ficção científica, ambientada em uma Londrina futurística, onde grande parte da população vive em áreas rurais. O diretor explicou que a inspiração para a obra partiu de fatos reais. “Esse projeto foi idealizado em 2019, em uma época em que eu estava pesquisando fatos da história londrinense e li sobre a ‘Bela Adormecida de Londrina’, um evento bastante misterioso que ocorreu na década de 50. Para reforçar esse ar de estranheza, o filme não tem diálogos, todas as falas são em off”, destacou.

Devido ao advento da pandemia de Covid-19, a produção teve que ser interrompida, sendo retomada em 2021, com o avanço da vacinação entre os integrantes da equipe. “Nesse meio-tempo, fiz algumas modificações no roteiro, pois a pandemia trouxe novas perspectivas para mim, assim como para os outros produtores culturais. Inclusive, a ficção científica ganhou muita força nesse contexto pandêmico”, frisou Grota.

Sobre Fantasmátika

Teoria para um Cinema Poético, o autor sublinhou que a obra foi escrita entre 2016 e 2020, período em que cursou doutorado em Letras na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Após 15 anos de atividade como diretor, percebi que tinha a necessidade de organizar a minha visão sobre o cinema de uma forma teórica. O livro tem como referências filmes de quatro diretores – Bergman, Kiarostami, Godard e Bressane – e também autores oriundos de outras artes, incluindo literatura, música, pintura e teatro. O conceito desenvolvido nessa obra é a ‘estética do desvio’, que amplia o universo do cinema ao combiná-la com outras linguagens artísticas, e também aborda os elementos que não podem ser filmados: o não-visível, o não-sonoro, as sombras e espectros. Assim, a discussão sai do âmbito do cinema narrativo, em que os autores buscam uma identificação com o público”, disse.

Grota destacou, também, que durante a atividade de amanhã (15), serão distribuídos exemplares gratuitos do livro. “No total, foram impressos 250 exemplares com recursos do Promic, que serão distribuídos gratuitamente em Londrina. As outras 250 cópias foram custeadas por meio de outras fontes, e serão comercializadas”, afirmou.

Segundo o cineasta, o Promic tem uma importância fundamental para a produção cultural londrinense. “No Brasil atual, diversos questionamentos têm sido feitos à importância do incentivo à cultura. O Promic mostra que esse apoio é essencial, pois oferece aos artistas uma independência criativa, temática e econômica, e não há nenhuma forma de censura ideológica a quem participa do programa. Fantasmátika é possivelmente o primeiro livro teórico sobre cinema produzido no âmbito do Promic, com o objetivo de estimular a produção audiovisual londrinense e promover uma discussão contínua, e o patrocínio foi crucial para o seu desenvolvimento”, disse.

Sessão Kinopus 

A Sessão Kinopus é um projeto de difusão e formação da Kinopus, produtora e distribuidora em atividade desde 2004. A programação é composta por filmes inéditos no circuito comercial de Londrina, com destaque para a estreia de filmes locais. As sessões são sempre com entrada franca, com curadoria e produção dos cineastas Guilherme Peraro e Rodrigo Grota. O crítico de cinema João Vitor Moreno também colabora com o projeto. Entre 2015 e 2109, em 41 edições do projeto em parceria com o Sesi Londrina, a SK exibiu mais de 200 filmes, entre longas, curtas e documentários. A retomada do cineclube dá início a uma nova parceria entre a Kinopus e o Sesc Londrina Cadeião: de junho a dezembro de 2022 serão realizadas sessões mensais no Sesc, programadas pela curadoria da SK, sempre incluindo debates.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.