Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O 8° Encontro de Contadores de Histórias de Londrina começa oficialmente nessa terça-feira, 30 de outubro com apresentação gratuita do Violeiro Paulo Freire na biblioteca pública municipal às 19h30. No dia seguinte, o ECOH promove  também um show musical com o violeiro contador de causos Paulo Freire e o multi-instrumentista londrinense André Siqueira dia 31 de outubro, às 21 h no Bar Valentino.

Na apresentação "Viola e Causos dos Sertões", Paulo Freire parte do aprendizado no Urucuia, região que inspirou Grande Sertão, para narrar o mundo da viola, o santo dos violeiros, o famoso pacto com o diabo e a importância do sertão. As histórias são narradas aos “toques de viola”, com músicas instrumentais que simbolizam a natureza, como o toque do papagaio, a corrida do sapo e o veado.

O show "A música dos causos" marca o encontro de duas diferentes vertentes: Paulo Freire, com sua viola e causos, e a criatividade do multi instrumentista André Siqueira. Há um bom tempo estes dois músicos vêm mantendo uma constante troca de experiências, encontrando-se em diversas situações artísticas. Com uma afinidade muito grande, resolveram se juntar em busca de uma sonoridade para as histórias, pela música de nossos causos. O repertório conta com composições próprias, canções faladas, causos com climas musicais criados durante o acontecido, além de músicas conhecidas que carregam fortes acontecimentos. Com um clima envolvente e descontraído, as histórias vão sendo construídas no ritmo da atenção da plateia.

Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade.

André Siqueira é compositor, arranjador e multi-instrumentista, é doutor em Ciências Sociais pela UNESP, mestre em música pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina – PR, sendo atualmente professor da instituição.  Finalista do “Prêmio Profissionais da Música” 2018 na categoria Instrumentista Popular. Finalista do “Prêmio Profissionais da Música” 2017 na categoria artista instrumental e menção honrosa com o cd “Catamarã” no prêmio “Embrulhador” 2017. Possui três Cd´s gravados, “Lithos” (2001), “Afternoon Improvisations - Contemporary Music for 2 Guitars” em parceira com o violonista Camilo Carrara (2014) e Catamarã (2016), recentemente lançado e que conta com apresentação do renomado músico Egberto Gismonti. Todos os três integram o catálogo da Tratore discos com distribuição nacional e internacional.

Todas as apresentações do ECOH, como de costume, serão gratuitas. Para o show há um couvert artístico de R$20,00 que pode ser reservado com antecedência nos seguintes pontos a partir do dia 17/10:

Loja Ciranda Virtual – Rua Pref. Hugo Cabral, 656.
VIVAH Farmacia de Manipulação – Rua Quintino Bocaiúva, 527.

E também no dia do show no Valentino, obedecendo a ordem de chegada.

O show começa às 21h em ponto, mas a bilheteria já estará aberta a partir das 20h.

Esse ano o 8º ECOH será realizado entre 30 de outubro a 14 de novembro. O evento é realizado pelo Instituto Cidadania e conta com o patrocínio do PROMIC, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Londrina. Conta também com o apoio em sua realização do SESI, Loja Ciranda, Vivah Farmácia de Manipulação, MARL, Casa da Vila, Alma, Proex/UEL, Gráfica Oyama e Bar Valentino.

Lucas Godoy/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.