A estreita relação de Arrigo Barnabé com o cinema
A programação do projeto circulasons - 70 anos do Teatro Ouro Verde | Semana Arrigo Barnabé será aberta no dia 26 de setembro (próxima segunda-feira) e segue até o dia 30 (sexta), com Mostra de Filmes que traz um recorte dos filmes e documentários em que Arrigo atua como ator ou como compositor de trilhas sonoras. A curadoria é do cineasta Rodrigo Grota e as exibições serão gratuitas, sempre às 16h e 19h30, sempre no Ouro Verde.
A Semana Arrigo termina com o show Clara Crocodilo no dia 01 de outubro às 20h no Ouro Verde com Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola e a banda londrinense Aminoácido. Ingressos à venda somente pela Sympla: https://bit.ly/circulasons2022 .
Voltando para a Mostra de Cinema, serão exibidas obras de diretores como Rodrigo Grota, Rogério Sganzerla, Chico Botelho, Cristina Santeiro, Paula Gaitán, PryscilaBettim, Renato Coelho, Alain Fresnot e Junior.
Arrigo Barnabé é um nome reconhecido por sua obra musical, mas também pelo extenso e criativo trabalho no cinema. “Fizemos um recorte da obra do Arrigo para esta edição do circulasons, como uma forma de realizar uma dupla homenagem: ao Arrigo e aos 70 anos o Ouro Verde. A proposta foi de apresentar a diversidade dos trabalhos dele, e também, trazer obras que são inéditas em Londrina”, explica o curador da Mostra, Rodrigo Grota.
Uma amostra da Mostra
O nome de Arrigo Barnabé na área cinematográfica começa a surgir nos 1970 em produções de curtas-metragens e assinando trilhas. “O primeiro filme relevante é onde ele faz o Orson Welles no filme de Rogério Sganzerla, “Nem Tudo é Verdade”. O registro onde Arrigo se aproxima do personagem de Welles é fascinante.”
Em 1986, ele estrela “Cidade Oculta” como protagonista da trama, assinando a trilha sonora e na elaboração do roteiro juntamente com o diretor Chico Botelho. “É um filme muito representativo do cinema dos anos 1980, com uma atmosfera visual muito particular de São Paulo, influências do cinema sci-fi, um ambiente neo gótico, misturado com cinema noir.”
A curadoria da Mostra de Filmes da Semana Arrigo Barnabé também traz obras mais recentes como “Ostinato”, de 2021 e “Amigo Arrigo”, de Alain Fresnot, de 2020. “Também vamos mostrar o “Inimigo público n. 1”, show de 2004 onde Arrigo toca todas as músicas do Clara Crocodilo. Vamos exibir “Londrina em 3 movimentos”, onde ele assina a trilha, e nossa parceria mais recente, “Passagem Secreta”, onde ele faz um vilão”, revela Grota.
Documentários
Rodrigo Grota também destaca o documentário “Infinito Interior”sobre Nise da Silveira, médica psiquiatra que revolucionou o tratamento mental no Brasil, que será exibido no canal Curta!,e onde Arrigo assina uma música.
Outro trabalho dentro da Mostra é o curta “A Estória de Clara Crocodilo”, de Cristina Santeiro, em que ele participa atuando, e por fim, “Cidade dos Abismos”, filme experimental com trilha sonora de Arrigo Barnabé. “Não estamos trazendo toda a produção dele, mas um recorte dos filmes dele, com uma curadoria que dialoga muito com o circulasons”, reforça Rodrigo Grota.
Livro, palestra e bate-papo
Nesta semana especial, também está previsto o lançamento do livro “Jardim de Inverno & Verão” de Cristina Santeiro, poeta, cineasta e incansável trabalhadora do mundo do audiovisual, no dia 28 (quarta-feira) às 21h no Teatro Ouro Verde. O livro foi editado pelo selo Cambalache. Cristina também terá seu curta-metragem “A Estória de Clara Crocodilo” exibido às 19h30.
A arquiteta Juliana Suzuki também está presente na programação, com a palestra “Esplendor, cinzas e ressurgimento: A trajetória do Cine Teatro Ouro Verde”, no dia 29 de setembro às 16h. E no dia 30 (sexta), após exibição do filme “Amigo Arrigo”, de Alain Fresnot e Junior, será realizado um bate-papo com a participação de Arrigo Barnabé, do cineasta Rodrigo Grota e do jornalista Carlos Eduardo Lourenço Jorge.
O projeto circulasons – 70 anos do Cine Teatro Ouro Verde UEL | Semana Arrigo Barnabé tem o patrocínio da A.Yoshii, UNIMED, Uniprime, Raul Fulgencio e MOC Sal. Apoio: Casa de Cultura da UEL, Rádio UEL FM, Restaurante Brasiliano, Recanto Dá Licença, Áudio Sonora, Hotel Crystal, Folha de Londrina, Pajolla Mídia, Ibrahim Gastronomia, Kinopus, Midiograf, Visualitá, Vertigo Filmes, Sonkey, Leste.
Realização: TOCA arte ação criação
Curadoria: Janete El Haouli
Produção: Janete El Haouli e Fabrício Polido
#JornalUniãoLeia também: