Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A programação do evento, na terça-feira (20), inclui uma apresentação musical produzida para a ocasião

As atividades de celebração do Mês da Consciência Negra continuam com a abertura da 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares. Com a proposta de promover a igualdade racial, a exposição coletiva chega ao Museu de Arte nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, a partir das 18h, acompanhada por um espetáculo musical criado especialmente para o evento. O museu fica na rua Sergipe, 640, centro. A entrada é gratuita.

Realizada pelo Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab), esta edição apresenta trabalhos em pintura, escultura e gravura de 19 artistas das cidades de Londrina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O curador da exposição, Raphael Menten, destacou que as obras buscam retratar a figura do negro como herói. “Sabemos que, ainda hoje, existe muito preconceito contra a cultura afro-brasileira. As obras tentam mostrar como o negro se contrapõe a isso, por meio de suas identidades e memórias pessoais”, comentou.

Após a abertura oficial, ainda amanhã (20), o público poderá assistir a uma apresentação do musical “Cores”, que reflete sobre a influência dos negros em diversos gêneros musicais do Brasil e do mundo. O espetáculo é uma composição coletiva do movimento negro londrinense e integra a 2ª Mostra de Música Afro-Brasileira, uma programação especial da Mostra dedicada à criação artística musical. A apresentação está marcada para as 19h30.

Para o presidente do Imecab e organizador da Mostra, Vagner Nogueira, a importância da exposição vai além do objetivo principal, que é promover a igualdade. “Outro objetivo é falar também sobre a importância da mistura étnica, já que a mostra não é restrita somente a artistas negros. Essa abertura se manifesta, por exemplo, na liberdade dada aos artistas para desenvolverem suas técnicas”, explicou.

A 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares ficará no Museu de Arte de Londrina até 31 de dezembro. O espaço abre de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.

A Mostra

Antes chamada Mostra Zumbi dos Palmares, a exposição é reconhecida por artistas do circuito de artes plásticas como um dos eventos mais significativos e de prospecção da cultura negra no Brasil. Desde a primeira edição, em 1986, a mostra já recebeu artistas de países como Portugal, Moçambique, Finlândia, Japão, Rússia, Cabo Verde, Alemanha e Uruguai.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.