Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa de Lia Salvany difunde e busca preservar a memória viva de artistas plásticos com mais de 60 anos

Agenor circula pela cidade com mostras itinerantes. Seu trabalho é múltiplo e tem muitas referências, desde clássicas até populares. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira dia 18/08 às 19h, o projeto CEFE - Centro de Estudos e Formações para o Envelhecimento - realiza um bate papo com o artista plástico de Londrina Agenor Evangelista.  Agenor fala das dificuldades enfrentadas para se tornar artista, sobre como começou, suas inspirações e também de sua relação com a cultura popular de nossa cidade e o movimento negro.

Para assistir, basta acessar o canal youtube do Projeto CEFE: https://www.youtube.com/watch?v=36GThcAjN7E

No programa Agenor expõe diversas obras muito expressivas. Ele explica que trabalhou desde pequeno em diversas profissões, isso lhe trouxe uma ligação muito intensa com o ser humano e com o cotidiano da cidade. Além dessas inspirações populares, apresenta outras referências no movimento cubista, impressionista, em Picasso, Di Cavalcanti, Portinari e outros.

Lia Salvany reforça o convite para que as pessoas assistam o programa e ajudem a valorizar essas pessoas que durante tanto tempo dedicaram suas vidas à arte. “Agenor é um artista muito sensível. É a sensibilidade em pessoa. Essa é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam esses importantes artistas da nossa cidade”, ressalta

Agenor também expõe com riqueza em sua obra e suas falas a influência advinda do movimento Negro. “A gente é produto do meio, minha mãe era negra e, por isso, eu me identifico com esse tema, da africanidade, da negritude. Inclusive depois acabamos criando um movimento de estudos da cultura afro-brasileira e também da mostra afro-brasileira palmares, que já é realizada há mais de 30 anos” – Explica Agenor.

Para o coordenador do Projeto CEFE Dacio Villar, entre outras coisas, o programa tem o objetivo de incluir as pessoas idosas na sociedade e frisar sua importância, sobretudo, para a nossa cultura. “O programa tem a função de mostrar às pessoas que envelheceram, muitas alternativas de retomar às suas vidas com muitas coisas que, por muito tempo, passaram por nossas cabeças, como dirigir pincéis, fazer arte e cantar. Tudo isso pode ser feito agora, são atividades que podem ocupar a nossa mente e que nos integram à sociedade” – Complementa Dacio Villar.

Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no Youtube e nas redes sociais do Projeto CEFE.

O programa "Lia Salvany no mundo das artes plásticas" é uma realização do Projeto CEFE - Centro de Estudo e Formação para o Envelhecimento. Para sua realização, conta com o apoio da Casa de Maria - Centro de Apoio à Dependentes.

Lucas Godoy/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.