Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Edição especial junina será realizada pelo Coletivo Luiza Mahin em parceria com a Vila Cultural Alma.

Será realizado neste sábado (24), a partir das 16h, o evento festivo ÀjỌ̀dún Das Pretas. Tradicional no cenário cultural londrinense, este é o segundo de três saraus que acontecerão em 2023 e que compõem o projeto de oficinas criativas “ÀjỌ̀dún Das Pretas: Mulheres, Olhares e Lugares”, contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, o PROMIC. O local de encontro é a Vila Cultural Alma Brasil (R. Argentina, 693).

Produzido desde 2015, o projeto nasceu como Sarau das Pretas, mas, agora, se apresenta como Àjòdún, palavra que vem do Iorubá e significa reunião de pessoas para comemorar algo. Assim, esta edição faz homenagem à vida e obra de Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora e poetisa brasileira que retratou a vida na favela do Canindé por meio de seus diários. Com seus escritos potentes e críticos sobre a condição do povo preto e pobre no Brasil, Carolina tornou-se uma das mais importantes escritoras negras brasileiras.

A programação tem início com uma roda de capoeira formada por alunos do projeto Ginga Londrina, do Grupo Senzala, proposta também patrocinada pelo PROMIC. Em clima junino, a festa seguirá com um bingo que premiará os participantes com prendas de artesãos da Feirinha Àjòdún, que acontece durante toda a festa e é conduzida por artistas locais. Já a programação musical começa com a discotecagem do DJ Jô Moreno, que traz os embalos da black music, seguida de uma apresentação potente da Trinca do Samba. Já o Trio Salário Mínimo fecha a noite, com o melhor do forró para os amantes da dança. Durante todo o sarau as crianças presentes poderão curtir o “Espaço Erê”, com atividades lúdicas. Outra tradição do evento são os momentos de “microfone aberto”; um convite para a participação do público com intervenções artísticas, leituras de textos, declamação de poemas ou apresentação de rimas.

O sarau, uma realização do Coletivo de Mulheres Luiza Mahin (LuMah), conta com a produção executiva de Álvaro Canholi, da PÁ! Artística, e patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, além do apoio da Vila Cultural Alma Brasil.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.