Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estreia da ópera acontece de manhã, no Teatro Ouro Verde. Ainda há ingressos para a encenação de quarta-feira (25), a preços populares. Superprodução conta com mais de 30 profissionais

Alunos das redes pública e particular de Londrina vão lotar o Teatro Ouro Verde, nesta terça-feira (24), nas apresentações de estreia da ópera João e Maria. Os ingressos estão esgotados para as duas sessões, às 9h30 e 14h30. É bom garantir bilhetes, a preços acessíveis, para as encenações de quarta-feira (25), às 14h30 e 19h30, no site: aloingressos.com.br

O espetáculo é composto por mais de 30 profissionais entre atores, cantores, bailarinos, músicos, além da equipe de cenografia, iluminação e som. Destinada ao público infanto-juvenil, a partir dos cinco anos de idade, a ópera João e Maria vem encantando pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, há seis anos.

Realização: Cia. Ditirambo Eventos Culturais, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, o Profice. As apresentações em Londrina têm da Universidade Estadual de Londrina, através da Rádio UEL FM.

Londrina foi escolhida para início da turnê estadual de João e Maria. Viabilizada pelo Profice, a ópera conta com apoio cultural da Copel, Havan e Nutrimental. Após Londrina, o espetáculo prossegue para Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Maringá.

Superprodução

Um impressionante aparato artístico e técnico será empregado para narrar o clássico conto alemão dos irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), publicado em 1812, sob o título Hänsel und Gretel.

Efeitos especiais e legendas em português são alguns recursos cênicos utilizados para contar a história dos irmãos João e Maria, que num belo dia, vão colher amoras na floresta e, para não se perderem do caminho de casa, espalham migalhas de pão no chão.

A trilha, no entanto, serve de comida aos passarinhos. Na tentativa de retornar ao lar humilde, os irmãos se defrontam com uma casa feita de doces, onde mora uma bruxa.

Convidados a entrar, João e Maria fartam-se de guloseimas e são mantidos reféns. Era uma emboscada.  A bruxa queria devorá-los. Após muitas aventuras e esperteza, os irmãos conseguem se livrar.

Efeitos especiais, humor e inclusão

A empatia é estabelecida imediatamente com o público. Leveza e humor contornam o espetáculo da Cia. Ditirambo Eventos Culturais, com tradução e adaptação da educadora musical Lúcia Vasconcelos Jatahy, responsável também pela direção artística.

A montagem, vertida à realidade brasileira, conta com Luiz Néri Pfützenreuter, na direção musical, e com Jul Leardini, na direção cênica.

Para cativar o público infanto-juvenil, em especial, a produção do espetáculo promoveu ações didático-pedagógicas voltadas à inclusão cultural ao universo operístico. A principal delas: o workshop preparatório No Mundo da Ópera, oferecido às escolas e instituições previamente agendadas e obtiveram pacotes promocionais. Totalmente grátis, a atividade antecede a ida ao teatro.

“É emocionante constatar a interação e reverência das crianças em formação escolar, que representam 60% da plateia que nos prestigiou até agora. Isso demonstra que a ópera não é um gênero inacessível ou elitizado. Essa arte belíssima pode ser apreciada desde a tenra idade”, afirma Salete Cercal, conceituada produtora executiva do Paraná. Ela é fundadora e dirigente da Cia. Ditirambo Eventos Culturais, em atividade desde 1992.

Antônio Mariano Júnior/Ascom/Ópera João e Maria

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.