Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Estão disponíveis aulas de iniciação musical, canto coral, violão e percussão; matrículas iniciam a partir de 14 de março e aulas acontecem em abril
A cidade de Andirá (PR) recebe o projeto Musicou!, programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos. No total, são 143 vagas disponíveis divididas entre os cursos de iniciação musical, canto coral, violão e percussão. Não há exigência de conhecimento prévio de música e nem de instrumento musical. As matrículas começam no dia 14 de março e os interessados podem se inscrever no núcleo Musicou Andirá, na Rua Odorico Domingues, s/n, bairro Vila Americana e pela internet .

As aulas são coletivas, realizadas no formato presencial, e acontecem no contraturno escolar, às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. O projeto Musicou! segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 exigidos pelas autoridades, como uso de máscara, exceto nas aulas de canto, e disponibiliza álcool em gel nas dependências do núcleo.
Apesar de novo na cidade de Andirá, o Musicou já nasce com sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois trata-se de um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura. A Sustenidos é responsável pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Além dos projetos especiais Som na Estrada, MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.

“O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo. E continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, conta Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

Além de Andirá, outras cidades receberão o projeto Musicou! neste ano, como Fortaleza (CE), Jacarezinho (PR), Porecatu (PR) e Três Lagoas (MS).

A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa, educacional e desenvolvimento social. E o parceiro, poder público e privado, fica responsável pelo local (espaço e manutenção), fornecimento de lanche e transporte.

Parceiros

De acordo com a prefeita de Andirá, Ione Abib, o projeto Musicou marca a retomada da tradição da cidade em promover eventos musicais. “É uma alegria para nós de Andirá sermos contemplados com o projeto Musicou. Temos a banda municipal, as fanfarras e a Escola das Artes, mas todas essas atividades foram suspensas durante a pandemia, por isso a chegada do Musicou é um momento perfeito para nosso cenário cultural”, destaca.
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e primeira empresa a apoiar o programa por meio do patrocínio a unidade de Andirá, entende a importância do compromisso com as comunidades que se encontram no entorno de suas usinas. “Buscamos participar da vida dessas comunidades de forma positiva, levando cultura, lazer, qualidade de vida e desenvolvimento por meio de projetos que estejam aderentes aos nossos valores. Por isso, para nós, investir em um Polo Musicou significa apoiar um projeto relevante, que transformará a vida de muitos jovens e crianças por meio da música. E permitir que essa transformação chegue à população que vive na nossa área de atuação é gratificante”, disse Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

Assim, o Musicou mantém a missão dos demais projetos da Sustenidos: promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Ana Balestrieri/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.