Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Jornalista Nilson Monteiro lança novo livro de crônicas
 

“As cidades e seus Cúmplices” é o novo livro de crônicas do jornalista Nilson Monteiro. O lançamento acontece na Sala Miguel Bakun, na Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240), em Curitiba, nesta segunda-feira (10.09), às 19 horas.

Ao apresentar mais este livro de crônicas do jornalista e escritor Nilson Monteiro, o professor e escritor Marco Cremasco, autor, entre outros, de “Guayra” e “Santo Reis da Luz Divina”, entrega o que virá em 216 páginas: “As cidades e seus cúmplices” é uma torrente de paixões.

De acordo com Cremasco, a obra descreve a alma curitibana, como nesta referência à Rua das Flores: “É o corpo e o espírito desta Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com todas suas cores, credos, classes, crimes, dores, idades, fantasmas e sons que por ela passam nos dias de ofício.” Enquanto conversam com ele, sem que o saibam, Poty, Leminski e Helena, Monteiro, tal qual Bandeira, não se faz de rogado: “Vou embora pro Cajuru. Lá, sou amigo do Padre. Terei a cerveja que quero, na mesa que escolherei.”

Em seu roteiro pelas cidades desde Presidente Bernardes (SP), onde nasceu, e seus cúmplices, “Monteiro vai além da crônica, para fazê-la poesia”, acentua Cremasco.
SOBRE O AUTOR - Nilson Monteiro é paulista, nascido em Presidente Bernardes (SP), em 1951. Passou a adolescência em Londrina, onde viveu por 12 anos. É autor, entre outros livros, de Simples (poesia), Curitiba vista por um pé-vermelho e Pequena casa de jornal(crônicas), Itaipu, a luz e Ferroeste, um novo rumo para o Paraná (reportagem) e Madeira de lei(biografia). Em 2013 lançou seu primeiro romance, Mugido de trem.

Desde 2014, é membro da Academia Paranaense de Letras e mora atualmente em Curitiba.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.