Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segunda-feira à noite, Biblioteca Pública Municipal Laura Marilson Catai. Enquanto vários tamaranenses já descansam da correria da “segundona braba”, mulheres e homens de diferentes idades tocam seus primeiros acordes no violão. Eles fazem parte de um grupo de mais de 200 moradores atendidos pelo projeto coordenado pela musicista e professora Magna Umbelino Perassoli.

Com apoio da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes, a educadora deu início às aulas gratuitas de violão em abril de 2019. Desde então, em poucos meses de atuação, os resultados já se mostram surpreendentes, segundo ela. “É uma alegria muito grande. Está sendo maravilhoso”, contou.

A prática musical contempla crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre os alunos, está a vendedora Marta dos Santos Rodrigues Pereira, de 32 anos. “Aprendi muita coisa. A professora explica bem e eu estou gostando das aulas de violão”, disse, além de observar que a cidade estava carente de iniciativas como essa.

“Eu sempre sonhei com esse projeto – e nunca pensei que ele seria pequeno”, afirmou a professora Magna Perassoli. Aliás, a atividade também já tem sido ofertada aos sábados na Escola Rural Municipal Enes Barbosa, no Assentamento Água da Prata (Incra). “Para aprender música [em escola] particular, é muito caro. Em Londrina, está R$ 180,00, [com aulas] uma vez por semana. E muita gente não consegue adquirir o instrumento”, apontou a educadora.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maisa Nakata, a administração municipal não hesitou em abraçar o projeto da musicista assim que teve condições de colocá-lo em prática. E a adesão dos cidadãos, conforme a gestora, tem impressionado até a própria pasta.

"A nossa pretensão era atender uns 50 [moradores]", revelou a secretária. "A gente viu a necessidade que a população tinha, tanto que tivemos que passar a abrir na segunda-feira à noite por causa daqueles que trabalham", apontou Maisa Nakata. Ela assegurou ainda que uma das principais metas da secretaria é aproximar cada vez mais os tamaranenses das ações que são realizadas tanto na rede municipal de ensino quanto em espaços culturais como a biblioteca do município.

Para saber em quais dias e horários você pode fazer aulas gratuitas de violão na biblioteca, envie WhatsApp para 9 9994-6322 ou ligue para 3398-1955.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.