Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Companhia apresenta espetáculo comemorativo de 25 anos no Cine Teatro Mauá neste sábado, dia 6

Em dezembro de 2018, o Ballet de Londrina chegou ao seu quarto de século. Para celebrar a importante data, a companhia preparou um espetáculo que conta esta trajetória de resistência. Após duas temporadas de grande sucesso na cidade-sede, o grupo incluiu definitivamente o trabalho em seu repertório com o nome de “Travessia” e começa agora uma circulação por outras cidades, que tem Arapongas como ponto de partida. A apresentação será amanhã, dia 6, às 20 horas, no Cine Teatro Mauá (Rua Uirapuru, 55), com entrada gratuita. A classificação indicativa é livre. “Travessia” integra a programação do I FETAC – Festival de Artes Cênicas de Arapongas, cuja programação segue até 7 de julho.

Em um programa de uma hora e meia, a (des)montagem reúne trechos dos espetáculos mais emblemáticos da companhia e exibe-os de forma mais ou menos cronológica para uma percepção das profundas revoluções de linguagem pelas quais passou até conquistar um lugar só dela na dança brasileira. A coletânea dirigida por Leonardo Ramos é costurada por textos poéticos escritos e narrados ao vivo pelo dramaturgo e ator Renato Forin Jr. A partir da metáfora do “rio da nossa aldeia”, o grupo relembra um pouco de suas origens e os locais para onde navegou na América Latina, África e Europa ao longo deste tempo. 

Os bailarinos permanecem o tempo todo em cena e transformam-se, às vistas do público, de uma peça a outra do programa, que começa na década de 90 e segue até o futuro, com uma amostra da montagem que estreia só no fim de 2019. Dentre os trechos estão “Um ex, um vazio, um dentro, um transbordado” (1993); “...à Cidade” (1996); “Nunca” (2001); “Decalque” (2007); “A Sagração da Primavera” (2011); “Sem eira nem beira” (2014) e “Oração pelo fim do mundo” (2017).

Colocadas assim, lado a lado, as coreografias evidenciam a versatilidade do Ballet de Londrina. “O (crítico de dança) Roberto Pereira (1965-2009) me aconselhava para não continuar fazendo o que já sabíamos fazer muito bem. A nossa busca foi sempre pela reinvenção e a cada novo processo surge algo diferente a ser pesquisado. A capacidade de não se repetir fez com que a gente avançasse no tempo”, explica Leonardo Ramos. Tal renovação não é apenas uma característica temática ou de linguagem, mas se reflete também nos doze bailarinos. Atualmente, o elenco é composto por jovens profissionais, que dividem o palco com veteranos. A questão do encontro de gerações e as transformações do Brasil e do mundo neste intervalo de tempo também são tematizadas no espetáculo. O Ballet é a companhia oficial da cidade e possui convênio com a Prefeitura Municipal de Londrina.

VÍDEO: “Oração pelo fim do mundo” (2017): https://www.youtube.com/watch?v=rU4iACBWi7A

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.