Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Clipe de Transmutar-se é filmado em hotel antigo de Londrina. Letra fala da necessidade de mudanças quando o contexto problemático as exige

A banda londrinense Abacate Contemporâneo inaugura uma fase musical mais instrospectiva com o lançamento do clipe de Transmutar-se hoje, 29. Durante os anos de estrada, os músicos vieram construindo um repertório focado nos fenômenos coletivos. Sem abandonar o deboche provocativo, as letras denunciavam desde a desigualdade social até o alvoroço causado pela sexualidade alheia. Com a chegada de 2022, no entanto, o novo single irá tratar do subjetivo humano.

E breve será o lançamento do clipe no YouTube (youtube.com/abacatecontemporaneo), Facebook (facebook.com/abacatecontemporaneo), Instagram (@abacate.contemporaneo) e site (abacatecontemporaneo.com). A faixa em si deve ser postada nas plataformas de streaming no próximo dia 5 de maio.

Contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) com uma bolsa para produção de material audiovisual, o grupo elegeu a canção como o carro-chefe dessa nova etapa. Os cinco integrantes não se apresentam presencialmente para o público desde o início da pandemia de Covid-19. O single, portanto, dará nome a um show renovado e repensado para a atual identidade estética.

O título da canção já sinaliza a temática que nela será tratada. Para o guitarrista e produtor executivo da banda, Binho Prado, a letra demarca a urgência de mudança diante do rastro de destruição que a Covid-19 e o atual governo federal deixaram. Trata-se de uma visitação pelo interior humano em busca de renovar aquele ‘eu’ obsoleto e ferido pelas mazelas dos nossos tempos. A abordagem do exterior social, vista anteriormente em canções como Do lado de lá, deu lugar ao interior individual.

Tal necessidade de transformação foi percebida também entre os integrantes. Privados do contato com a plateia, aguardavam ansiosos o retorno aos palcos para apresentarem novidades. “O que a gente está levando para a música é justamente essa necessidade de mudança musicalmente, no texto e no argumento. Então, também estamos colocando isso no arranjo da música pra ficar bem nítido para quem for ouvir e para nós também”, completa Prado.

A vocalista Raquel Palma escreveu a letra sem pretensão de transformá-la em música. Ela conta que a banda seguia em um ritmo intenso de show, mas teve de interromper a agenda por conta da pandemia. A pausa forçada serviu para a evolução pessoal dos músicos, que agora voltam dispostos a explorar novos caminhos artísticos. “Essa é uma nova fase. Totalmente nova. Estamos mais maduros e suscetíveis à mudanças. Ainda há inúmeras novidades por vir, que vão surpreender muito nosso público”, diz a cantora.

Convidada por Palma, a cineasta Celina Becker firma uma nova parceria com a banda.  Foi responsável pela montagem e edição de Tá todo mundo vendo, o último lançamento, e volta como diretora do novo clipe. Para ela, as diferenças entre os projetos são nítidas, já que o deboche era o ponto chave desse anterior, mas agora ele é dispensável. O foco atual é o renascimento de si e, ciente disso, Becker toma como referência o Ouroboros, o símbolo que retrata uma serpente engolindo sua própria cauda e que pode representar eternidade e início de novos ciclos.

Para além do estúdio

Ao contrário dos clipes antecessores, em que as imagens eram produzidas em estúdio com o auxílio do fundo verde, Transmutar-se irá se passar no Franz Hotel. A locação situada na área central de Londrina ganhou novos proprietários recentemente e deve ser reformada. Mesmo sendo uma espécie de patrimônio cultural, o antigo hotel passará por mudanças e, por isso, dialoga com a canção.

Uma performer, usando dois figurinos ao longo do vídeo, ocupará o cenário. “Ela [a personagem] irá interagir com esse local que dá uma ideia de abandono e de solidão. Mas, ao mesmo tempo, ela preenche esse espaço com a corporalidade e tudo que a música ali pede”, antecipa Becker.

Estúdio próprio

A banda se esforça para alimentar com maior frequência o seu catálogo musical. O ritmo de composição é contínuo e, por isso, constantemente surgem novas letras esperando para serem gravadas. A estratégia adotada foi recorrer ao estúdio do baterista Fabio Farinha, que oferece a infraestrutura para a pré-produção. Depois, o material é entregue a outros profissionais responsáveis pela finalização e mixagem. Dessa forma, conforme Binho Prado, a banda encurta o intervalo de lançamento entre suas músicas e não mais depende de terceiros para todo o processo de gravação e edição. 

Para o guitarrista, a maior vantagem é exercitar os trabalhos técnicos: “Acho que a gravação em estúdio próprio tem nos dado mais autonomia nesse sentido, mais controle dessa produção, mas também tem sido um aprendizado pra todo mundo. Produzimos mais por conta própria”.

Sobre a banda

A banda londrinense Abacate Contemporâneo surge como resultado de um estudo sonoro iniciado em 2014. A primeira apresentação foi encerrando o show de Jards Macalé, personalidade de renome nacional. Em 2017, vem ao mundo o primeiro EP autoral, o Abacate Contemporâneo. Homônimo, o disco contou com seis faixas inéditas e, ao longo dos anos, foi sucedido por novos lançamentos com propostas únicas. 

A fusão de rock, brasilidades, grooves e ritmos latinos desenha a identidade musical do grupo atualmente formado por cinco integrantes. A vocalista é a também atriz e cenógrafa Raquel Palma. Fábio Farinha assume a bateria e, no baixo, está Marcos Kirchheim. Rafael Fuca e Binho Prado dividem a guitarra e o backing vocal. 

Buscando ampliar sua atuação em território nacional, os músicos já integraram a programação de notórios festivais, como o Forró da Lua Cheia, a Feira Internacional de Música do Sul e o Festival Psicodália, evento sulista de destaque no circuito da música alternativa.

Gustavo Batista/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.