Banda Francisco, El Hombre celebra 10 anos de carreira em festa imperdível em Londrina
A Festa Mandiola estreia em Londrina no dia 10 de junho, com shows de Francisco, El Hombre e Rubia Divino, além da discotecagem dos DJs Marialicxx e Gustavo Veiga.
Sábado, 10 de junho, das 20h às 04h, a Estância Patrial em Londrina será palco da primeira edição da Festa Mandiola, que contará com shows das renomadas bandas Francisco, El Hombre (SP) e Rubia Divino (RJ), além da discotecagem dos DJs Marialicxx e Gustavo Veiga.
A proposta do Mandiola é apresentar ao público londrinense artistas de destaque da nova geração da música brasileira, que têm brilhado nos principais festivais do país. O evento visa movimentar o circuito cultural de Londrina, oferecendo boa música, gastronomia e um ambiente agradável.
Na estreia, o destaque será o show em turnê da banda Francisco, El Hombre, em comemoração aos seus 10 anos de carreira. Durante a apresentação, a banda emocionará o público com releituras de seus maiores sucessos, como "Calor da Rua", "O Tempo é Sua Morada", "Arrasta" e "Triste, Louca ou Má" — este último, um hino de empoderamento feminino que rendeu à banda uma indicação ao Grammy Latino. A turnê teve início em abril, com um show de estreia no Circo Voador (Rio de Janeiro) e seguiu com apresentações no Uruguai, Argentina, Chile, Portugal, Espanha e agora em Londrina, no dia 10 de junho.
Já a cantora e compositora carioca, Rubia Divino, apresenta o show do seu último lançamento – o álbum Transborda –, que percorre elementos do afrobeat, samba, maracatu e da música contemporânea, abarcando temas do universo feminino, sagrado, diaspórico e ancestral.
A discotecagem fica por conta da DJ Marialicxx, produtora da festa Dumb e fundadora da Laje Produções, apresentando seu set composto por 99,9% de artistas negros; e do DJ Gustavo Veiga, idealizador do Baile do LP e conhecido pelos seus sets de brasilidade e sua energia irradiante e inesgotável.
Os ingressos podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Amadeus Bierhaus Proechet, Amadeus Bierhaus Shangri-lá, Sabor & Ar, Oloo Bar, Barbearia e Mi Casa Barbearia. Além disso, é possível adquiri-los online através da plataforma Eventou, acessando o link disponível no perfil do Mandiola no Instagram (@mandiola_).
A Festa Mandiola é realizada pela Cerveja Amadeus e Fresta Produções Artísticas, e conta com a parceria da Amaré Trip, Bcaldi, Café com Propósito, Leste, MC Cópias, Meyer Estúdio, Pornograffiti, Sabor & Ar e UEL FM.
Francisco, El Hombre (SP)
Nasceu em 2013 no interior de São Paulo e, de praça em praça, rodou grande parte da América Latina passando o chapéu. A banda 'estradeira' que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México reúne, hoje, os integrantes Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão), Sebastianismos (bateria e voz), Lazúli (voz e percussão), Helena Papini (baixo) e Andrei Kozyreff (guitarra).
A banda conquistou públicos de diferentes países, acumulando performances em festivais como Lollapalooza Brasil, em 2018, Rock in Rio, em 2019 e 2022, e Rock in Rio Lisboa, em 2022, além de eventos latino-americanos como o América por Su Música, em Cuba, e o Vive Latino, no México. Agora, o quinteto parte para uma nova etapa de sua jornada, em uma turnê comemorativa à primeira década de vida, passando por Montevidéu, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, entre outras datas, e no dia 10 de junho em Londrina.
"Vamos festejar do jeito que a gente mais gosta: fazendo shows e trocando energia com o público", afirma o vocalista e violonista Mateo Piracés-Ugarte. "Pro disco, mesmo sendo produzido em estúdio, buscamos trazer os arranjos que aperfeiçoamos ao longo dos anos na estrada, entregando uma vibe mais do ao vivo", complementa ele.
Com a expectativa de passar pelo Brasil, outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa, a turnê apresenta um repertório de clássicos da banda com uma nova roupagem, como "Arrasta" e "Triste, Louca ou Má" — single responsável pela indicação da banda ao Grammy Latino e que se transformou em um hino de empoderamento feminino —, além de contemplar as várias fases do quinteto.
Rubia Divino (RJ)
A cantora e compositora carioca explora em sua música elementos do afrobeat, samba, música contemporânea e maracatu, criando um mosaico cheio de texturas. Em suas composições, abarca um universo diaspórico e feminino em potência, tendo o fazer e ser como ponto principal. Rubia Divino ressignifica esse lugar com olhos, ouvidos, coração e memórias do passado e do presente, liberando dosagens homeopáticas de força, leveza e coragem na ação de sua voz.
O show Transborda, baseado no álbum homônimo lançado em 2021, nasceu a partir de um processo de investigação de sua própria ancestralidade e memórias. Essa auto-investigação é traduzida nas composições das dez faixas do álbum, que foi coproduzido por Érica Silva (Mulamba, Dandara Manoela) e Lilian Nakahodo.
“Tudo que envolve a concepção desse trabalho vem da minha investigação sobre a cura. Foi por meio dela que construí essa narrativa sobre como entender e dimensionar um legado, ancorada ao sagrado e à memória”, explica a cantora.
DJ Marialicxx
Há mais de 9 anos, Maria Alice está envolvida no universo da fotografia, da moda, dos festivais e shows, é uma das produtoras da festa Dumb e fundadora da Laje Produções. Seu lance é embrazar a pista e fazer uma pequena viagem pela música preta brasileira - samba, pagode, MPB, rap e trap são alguns dos gêneros pelos quais ela passeia. Seu set é composto por 99,9% de artistas negros. Passando por Tim Maia, Bezerra da Silva, Jorge Ben e Seu Jorge até chegar nas rimas de Criolo, Nina, Trasha & Tracie e Djonga.
DJ Gustavo Veiga
Idealizador do Baile do LP, é um garimpeiro nato, reconhecido pelos seus sets de brasilidade e sua energia irradiante e inesgotável. Leva para o Mandiola sua coleção de discos de vinil repleta de pedras raras e dançantes. Seus sets passeiam pela música brasileira, o afrobeat, funk, jazz, cumbia e muchas cosas más!
Asimp/Festa Mandiola
#JornalUniãoLeia também: