Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 6ª edição do Projeto Banda Nova abre a programação nesta quinta-feira (25), às 19 horas, no Centro Cultural Sesi/AML (Rua Maestro Egidio Camargo do Amaral, 130, em frente à Concha Acústica), com um encontro entre o Punk Rock de uma das bandas londrinenses mais duradouras, o Surface, e o suingue de Diogo Morgado Quartet.

Um show de gêneros musicais diferentes, mostrando duas bandas da região com trabalhos autorais e releituras, como propõe o projeto que está completando 10 anos.

“O legal do Banda Nova é que as bandas selecionadas têm todo suporte para a divulgação do trabalho. Além de cachê, contam com uma produção caprichada, assessoria de imprensa e registros em fotos e vídeo. O que é muito importante, principalmente, para quem está começando”, afirma o coordenador de produção Silvio Ribeiro, um dos idealizadores do projeto, que é produzido ainda por João Ribeiro. 

Doze bandas participam desta edição. Além do Surface e Diogo Morgado Quartet, que abrem a programação de seis shows, o projeto inclui as apresentações do Aruandê e Wood Surfers, no mês de novembro, e Casa da Dona Alice e Etnyah, em dezembro. 

Para fevereiro está previsto show com Búfalo’s D’Água e De Um Filho, De um Cego. Em março, os destaques são Sincopaduo e Mour e, no mês de abril, Aminoácidos e Octopus Trio. 

O show de abertura é um encontro de gerações de músicos londrinenses. O Surface apresenta o seu Punk Rock com o mesmo gás e vontade de fazer música, que acompanha a banda, há mais de duas décadas. Diogo Morgado Quartet vem com o suingue de composições próprias e releituras de clássicos. 

As duas bandas destacam a importância de projetos, como o Banda Nova, para a cena musical de Londrina ao valorizar e incentivar a produção da região.

“O Banda Nova é muito importante porque mostra a música autoral que é feita aqui. Londrina não valorizou ainda a música que é feita na cidade. Para divulgar o terceiro CD, ‘Desafio’, eu fui a vários municípios, jornais, revistas, entregando o material para produtores. Conheci um pessoal de Belém do Pará. Contaram que foram numa rádio e disseram que não tinham dinheiro para gravar um CD. A rádio convidou a banda para gravar em seu estúdio e passou a tocar a música dos caras. O que aconteceu? Eles faziam guitarrada misturada com Rock e viraram uma coisa louca. Começaram a tocar muito, o cachê aumentou, vendendo 300 CDs por semana.  CDs feitos de maneira precária, porém, foram amparados pela cidade. A mídia e o público ampararam. A gente não tem isso em Londrina”, afirma Cientista ao avaliar a importância de projetos como o Banda Nova.

Diogo Morgado destaca que a maioria dos grupos têm apenas bares, como espaços de apresentações.

“Enquanto banda, achamos o projeto tão legal, que vamos tentar fazer um vídeo para termos um material, a partir da apresentação. Muitos dos lugares que a gente tem para se apresentar são bares e a questão de ser no teatro dá outra cara, outra vibe. Acho que essa iniciativa ajuda todos os artistas da cidade”, ressalta Diogo.

Mais sobre o Banda Nova 

As primeiras edições do Banda Nova aconteceram no Bar Valentino, na Concha Acústica, circulando ainda por outros espaços.  

Já passaram pelo projeto mais de 150 bandas e cerca de 600 músicos. O Banda Nova faz parte da história de músicos, alguns com destaque nacional, como Cluster Sisters, Vitor Conor, Maracutaia do Samba, The Brotherhoods, Marujo Cartel, Bemol Blues Band, Samba 172, Castores e Patos, MC Sergin, Marquinhos Diet, Lobisomem, Mucambo de Banto, entre outros.  

Surface, a história do Punk Rock londrinense

O Surface está aí, há 21 anos, mas sempre novo e preparado para o confronto entre músicas que vão direto ao ponto, andamentos rápidos, riffs agressivos e os vocais melódicos e lirismo de suas letras. É o que se pode afirmar, sem medo de erro: o Punk Rock de raiz londrinense. 

A banda já passou por várias formações. Uma sobrevivente do movimento, que nasceu nos Estados Unidos e Inglaterra, nos anos de 1970, e chegou até aqui pela resistência de Cientista. O líder do grupo caiu meio que de paraquedas para ocupar o banquinho da bateria no grupo só de mulheres, lá na formação original em 1997.

Ele acabou ficando até hoje, conseguindo fazer com que o Surface mantenha o frescor de uma rebeldia tão necessária para estes tempos.

Mas quem é Cientista? A história do músico e da banda são uma só. Mais do que isso, o cara merece um lugar na galeria da música e cultura de Londrina.

Além do baterista, integram o grupo, Jéssica (vocal), Cláudia (baixo/vocal), Eduardo (guitarra) e Luís Fernando (guitarra).

“Estamos com dois vocais femininos, que se completam nas nossas músicas, que falam de experiências de vida, do cotidiano e igualdade entre as pessoas”, explica Cientista sobre esta nova fase do Surface.

Nesses anos todos à frente da banda, Cientista diz que a capacidade de sobrevivência do Punk conquista novos fãs do estilo, que ganhou uma roupagem mais pop com o surgimento de bandas como Nirvana, Green Day e Offspring. Porém, continua o velho e bom gênero de sempre. 

“O Punk é um estilo de música que qualquer um pode fazer. Eu sempre achei que queria tocar, mas achava que não tinha dom. Falei o que é isso, Punk! O que é isso, uma nota, duas notas! É isso que eu consigo fazer. Isso me conquistou e me empoderou. Me levou a ser protagonista da minha história. É isso que a gente sempre faz. Colocar arte como forma de expressão, união. Hoje, eu quase nem saio de casa. O tempo que tenho é para produzir os meus CDs, DVDs e shows que fazemos”, conta Cientista.

O Surface já lançou quatro CDs, um DVD, um CD split, participando de várias compilações, inclusive na Argentina, França e Rússia. Em 2007, o CD “Desafio” esteve entre os seis melhores álbuns do ranking Álbum Punk/Hardcore da Revista Dynamite. Foi lembrado por 300 jornalistas e produtores do País, figurando na lista com bandas como Ratos de Porão, Fresno e Dead Fish.

“Foi um reconhecimento importante do nosso trabalho. Uma banda do interior, que teve a oportunidade de participar da entrega da premiação ao lado de artistas, como Seu Jorge e Tom Zé”, lembra o músico.

A trajetória do Surface vem sendo registrada por Cientista, que grava em vídeo todo show da banda. Garante também a sobrevivência dessa história com a regravação do CD “Redenção”. 

“Para mim tudo é registro. Fazemos do nosso trabalho, o nosso sonho que a gente realiza e mostramos para as outras pessoas que é possível realizar o que sonhamos”, ressalta.

No show do Projeto Banda Nova, o Surface vai tocar algumas músicas do “Redenção”. Antes de cada som, contará a história da canção. 

“No palco essas músicas são mais do que dizem as letras. O nosso gestual, tudo ganha sentido. Tudo é sentimento”, conclui Cientista.

O suingue de Diogo Morgado Quartet

Sente só esse groove, diz logo de cara quem escuta Diogo Morgado Quartet. É um som rasgado, meio funkeado e de um suingue absoluto. O grupo, que surgiu como um trio, ganhou mais musculatura musical com a chagada do quarto integrante, caprichando em um repertório de releituras e composições próprias.

Com pouco mais de dois anos, o Diogo Morgado Quartet é formado pelo músico que dá nome ao grupo, se encarregando do vocal e guitarra. Guilherme Paiva (baixo), Vinícius Lordelos (bateria) e Denis Menezes (teclado) completam o quarteto.

“O Denis foi o último a entrar para o grupo. Artisticamente, eu me senti mais à vontade porque, todo o meio entre a bateria, baixo e vocal, a responsabilidade era minha. Agora, eu posso me soltar muito mais. Para mim foi uma descoberta a chegada de um tecladista. Mudou a sonoridade da banda e me encontrei muito mais como músico”, lembra Diogo.

Ele conta que a nova formação também surgiu com a ideia de gravar um EP com quatro músicas.

“Decidimos gravar quatro músicas. São releituras de ‘Foxy Lady’, de Jimi Hendrix, que a gente brinca até que se chama ‘Foxy Funk Lady’ porque funkeamos o negócio. Ficou meio dançante. Outra é do The Meters. Um instrumental que também tem essa pegada de funk. Grande parte da proposta da banda é fazer isso, um groove, suingado, dançante”, afirma o músico, acrescentando que esse repertório inclui Tim Maia, Stevie Wonder, entre outros.  

Diogo e Guilherme Paiva ficam responsáveis pela composição das músicas próprias da banda. Canções que estarão no show do Sesi e que trazem um pouco da característica de cada um dos integrantes.

Diego diz que fazem música, pensando sempre como uma expressão pessoal e de liberdade.

“A gente decidiu tocar músicas próprias e conforme tocávamos músicas dos outros a gente também dava essa característica nossa. Como funciona isso? A gente decide o repertório coletivamente. Estilos de música que todos se identificam. Entramos em estúdio e cada um dá a ideia na hora. Vai e tenta. Às vezes dá certo outras não. Uma música muito marcante dessa safra é um reggae do Bob Marley. Não deixou de ser um reggae, mas ficou muito diferente. Tão a nossa cara. A cara de cada um”, conta Diogo.

Realização:  Funcart em parceria com o Centro Cultural Sesi/AML. Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Apoio Rádio UEL FM e Canal Bom Negócios. 

Asimp/Funcart

#JornalUnião

Surface (Foto de Isabela Imazo)

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.