Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 23/02/2023  10h15

Barracão Tangará recebe oficina “A Arte da Palhaçada” a partir do dia 6 de março

Curso é promovido por Tiago Marques, conhecido como Palhaço Ritalino; inscrições podem ser feitas até dia 3 de março

Estão abertas as inscrições para a oficina “A Arte da Palhaçada”, com Tiago Marques – popularmente conhecido como Palhaço Ritalino. O curso será ministrado entre os dias 6 e 10 de março, das 19h às 21h30, na Vila Cultural Barracão Tangará, situada na Rua Augusto Severo, 544 – Bairro Aeroporto. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário, até 3 de março. A idade mínima de participação é 16 anos e foram disponibilizadas 20 vagas para a atividade.

Segundo o responsável pela oficina, Tiago Marques, para participar os interessados deverão investir R$ 150,00, podendo fazer o pagamento em dinheiro, Pix ou cartão de crédito (em até duas vezes). “Essa oficina será voltada para artistas, estudantes e demais pessoas interessadas em ingressar na linguagem da palhaçaria. Também é indicado a todos os curiosos, basta ter disposição para participar. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio e não depende também do grau de experiência da pessoa”, disse o artista.

De acordo com Marques, a oficina abordará diversos elementos fundamentais deste tipo de linguagem, como a relação com o público, a comicidade do corpo, o tempo cômico, a palhaçaria clássica e o aspecto lúdico. “Minha expectativa é conseguir me divertir junto às pessoas interessadas nesse assunto. Espero poder compartilhar os conhecimentos que adquiri ao longo de muitos anos de trabalho e auxiliar as pessoas nas descobertas de suas pesquisas pessoais. Meu desejo é de que esses encontros sejam afetuosos e cheios de momentos engraçados”, frisou.

Sobre o Palhaço Ritalino

Tiago Marques é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e mestrando em Artes da Cena, pela Universidade Estadual de Campinas. Além da formação acadêmica, frequentou diversas oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Atualmente, é ator, palhaço, diretor, produtor e compositor musical.

Em Londrina, já atuou em hospitais ao longo de 10 anos, integrando diversos números com artistas e grupos parceiros. Recentemente, estreou o espetáculo de canções autorais “Ritalino & O Quinteto Incompleto”, que contou com direção geral de Adriane Gomes e direção musical de Tonho Costa.

Além do espetáculo mencionado, possui em seu repertório os espetáculos: “O MELHOR SHOW DO MUNDO… na minha opinião” (2013), indicado ao Prêmio Gralha Azul de 2018 como melhor ator do Paraná; “In Concertina” (2016) com direção de Ricardo Puccetti, que realizou uma turnê europeia em 2017; “O AstroLábia” (2020) com direção de Adriane Gomes, encenado ao vivo e on-line; e “O Carteiro” (2021) com direção de Esio Magalhães.

A Vila Cultural Barracão Tangará conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações sobre a oficina “A Arte da Palhaçada” podem ser obtidas pelo telefone (43) 3324-5454 ou pelo email palhacoritalino@gmail.com.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.