Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento focado na alimentação vegana terá atrações culturais e artísticas; vila cultural tem patrocínio do Promic

A Vila Cultural Barracão Tangará recebe neste sábado (22), das 11h às 19h, o evento Rolê Vegano, reunindo programação cultural e gastronômica. Esta é a terceira edição do encontro, que terá expositores, comidas veganas, artes manuais e outras atrações gratuitas em um espaço aberto a todo o público. O Barracão Tangará fica localizado na rua Augusto Severo, 544, próximo à avenida Santos Dumont, bairro Aeroporto.

A organizadora do Rolê Vegano, Cíntia Sevaux, contou o que motivou a organização do evento e qual é a missão da iniciativa. “Queremos desmistificar o veganismo e as questões que o cercam, mostrar para as pessoas que é possível viver sem a exploração animal. E também dar visibilidade para os pequenos empreendedores, apoiando-os e abrindo espaço para os seus trabalhos serem mostrados”, disse ela, que também é fundadora do Empório Veganizando, de Rolândia, e estará participando do evento com o seu empreendimento.

A história do Rolê Vegano começou em dezembro de 2022, a partir do Empório Veganizando, e foi tomando forma. A primeira edição ocorreu em fevereiro de 2023, tendo recebido 17 expositores. Já a segunda edição, em abril, contou com 23 pessoas expondo suas produções. Agora, na terceira edição, serão 30 produtores locais, e haverá venda de espetos veganos, arte em cerâmica, cosméticos naturais, salgados e doces, oferecendo ainda uma feira orgânica de produtos diversos. Além disso, o evento terá apresentações de artistas locais e música ao vivo, criando um ambiente acolhedor e agradável para todos os presentes.

Ana Elisa, que é responsável pela empresa de produtos veganos Ana Vegana, participou desde a primeira edição da feira. Ela falou sobre suas experiências no evento e reforçou que as expectativas para este fim de semana só aumentaram. “Minha jornada como expositora no Rolê Vegano foi uma experiência verdadeiramente inspiradora, pois tive a oportunidade de compartilhar o compromisso da Ana Vegana com causas que vêm ao encontro de nossos valores, como o veganismo, a sustentabilidade e a equidade. Estou ansiosa pelo próximo evento, onde poderei me conectar novamente com essa comunidade inspiradora e continuar disseminando os benefícios do veganismo para um futuro mais consciente e compassivo.” frisou.

O diferencial dessa edição será uma roda de conversa com a temática “Especismo”, conceito que define uma forma de discriminação que valoriza uma espécie em relação a outras, inferiorizando sua existência. Sendo usados dentro do veganismo, por exemplo, para explicar a ideia de que animais como cachorros e gatos são vistos como domesticáveis, e outros, como bois e porcos, são vistos como comida. Este momento de conversa contará com a participação da doutora em Letras e professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ângela Lamas Rodrigues, abrindo espaço para o diálogo e para quem desejar tirar dúvidas.

A Vila Cultural Barracão Tangará conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Giulia Carradore/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.