Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

26 de agosto de 2023 marca a data histórica da inauguração da Biblioteca Comunitária, em Abadia, cidade de Jandaíra, na Bahia. Uma iniciativa da pequena comunidade com mais de 400 anos de história que comoveu e alegrou a cidade. Fruto do esforço e dedicação da Comissão de Cultura formada por produtores culturais e moradores locais, o evento teve oficinas de desenho e contação de histórias pela manhã. A biblioteca fica no interior da Casa de Cultura de Abadia.

O período da tarde foi dedicado à apresentação de marujada e capoeira e um debate sobre leitura e cultura popular. Compuseram a mesa de debates o Sr. Ginaldo Custódio Lessa (historiador e secretário de educação de Indiaroba/SE), Gilda Rocha (voluntária da biblioteca) e Aldo Moraes, representando o Instituto Cultural Arte Brasil, OSC apoiadora da iniciativa e que em nome do batuque na caixa fez a doação de 100 livros que vão compor o acervo da biblioteca e que também serão distribuídos aos jovens. Os moradores e artistas presentes foram recepcionados pelo mobilizador cultural Jailson Santana e pelo secretário de cultura de Jandaíra, Dhiego Mendes da Silva.

Jéssica Rosa Ramos fez a entrega dos livros em nome do batuque na caixa. A coreógrafa e dançarina londrinense aproveitou para reforçar seu olhar e sobre as danças da cultura popular do Nordeste, pesquisa que vem fazendo desde 2019.

Mestras e mestres da cultura popular falaram, foram homenageados os mestres Anildo e dona Alicinha. Os Grupos de marujada e de capoeira se apresentaram num lindo e emocionante espetáculo de cultura popular ao ar livre. Comidas típicas da Bahia foram comercializadas na entrada do evento. Abadia forma uma importante resistência e valorização de culturas populares, como a marujada, samba de coco baiano, samba de roda, micareme, reisado, quadrilha junina caipira, rei de bicho e batalha de São João.

Um projeto está sendo elaborado para levar um grupo de meninos e meninas do batuque na caixa para conhecer de perto a cultura popular de Sergipe e Bahia.

Ascom/ ICAB/batuque na caixa

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.