Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foram selecionados 137 projetos, entre mais de 6 mil inscritos, que poderão compor a programação dos quatro Centros Culturais Banco do Brasil

O Banco do Brasil divulga o resultado do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Os 137 projetos selecionados serão negociados para compor a programação dos centros culturais Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte de 2023 a 2025. Deste total, foram selecionados 41 projetos de artes cênicas, 36 de cinema, 24 de exposição, 13 de ideias, 19 de música e quatro do Programa Educativo. A lista completa está disponível no site www.bb.com.br/patrocinios .

Durante o período de inscrições, realizado entre 16 janeiro e 3 de março deste ano, o BB registrou a inscrição de 6.617 propostas. Puderam inscrever projetos, os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil, e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.

A seleção

Todos os projetos inscritos foram analisados com base em critérios expressos no regulamento do edital. As análises foram realizadas por comissão formada pelas equipes técnicas dos CCBBs e oito especialistas do mercado cultural. A escolha dos projetos foi orientada, ainda, pelos critérios de avaliação, que preveem: relevância conceitual e temática, aderência às premissas e aos pilares conceituais, viabilidade técnica e financeira e acessibilidade aos diversos públicos de pessoas com deficiência.

Em conformidade com as políticas do ministério da cultura (MinC), o Banco do Brasil fez uma reformulação do edital, que teve início em maio de 2022 e se estendeu até a data do seu lançamento. A divulgação do edital também mereceu destaque e sua publicação contou com uma aparência mais atrativa e linguagem mais amigável. Além disso, com o intuito de sanar as dúvidas, houve publicação de FAQ, webinar com atuação dos gerentes gerais dos quatro CCBBs e vídeo no youtube com presença do MinC. O conjunto de ações resultou na ampliação da participação de produtores de todo o Brasil, inclusive de regiões que não possuem um CCBB.

“Investir em cultura está no DNA do Banco do Brasil. Desde o início das inscrições, desenvolvemos uma atuação conjunta com o ministério da cultura, que potencializou a descentralização geográfica da origem dos projetos selecionados. As regiões Norte e Nordeste têm maior percentual de projetos selecionados do que de inscritos, o que garante maior diversidade e inclusão de todas as manifestações artísticas do nosso país”, afirma Tarciana Medeiros, presidenta do BB. “É um novo olhar para a cultura. A produção cultural e o acesso à programação cultural precisam ser ampliados e estamos contribuindo para que isso ocorra, com a expertise de quem tem mais de 33 anos de atuação por meio dos nossos centros culturais”, complementa Tarciana.

Os Pilares Conceituais

Pluralidade cultural

Projetos que expressem a pluralidade cultural, a diversidade, a riqueza de manifestações regionais brasileiras e/ou internacionais, e que garantam representatividade em suas produções.

Multidisciplinaridade

Projetos que enriqueçam a experiência, percorram diferentes áreas culturais, estimulem a reflexão e o conjunto de nossos sentidos, e que valorizem a multiplicidade de saberes e linguagens.

Diálogos

Projetos que acolham o outro e promovam envolvimento e diálogos relevantes, proporcionando trocas significativas com público, artistas, mercado e sociedade.

Identidade

Projetos que reafirmem nossas origens e ancestralidade, suas narrativas e símbolos, o pensamento decolonial e os desafios de inclusão e acessibilidade, dentre outras questões, que ofereçam caminhos para compreender a construção contemporânea de identidades.

Novos olhares

Projetos não-óbvios, surpreendentes e que abram novas perspectivas sobre questões da contemporaneidade, o que pode significar romper paradigmas sobre o próprio fazer artístico.

Asimp/Banco do Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.