Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O evento será às 14h, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), e faz parte do projeto “Janeiro no Cras”

Promovido pela Prefeitura de Londrina, via parceria entre Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste B, será realizada nesta quinta-feira (18), às 14h, a contação de história do livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Vilela. Outra história abordada será “O imperador e a semente”, um conto folclórico oriental, e ainda haverá uma proposta de atividade interativa e criativa feita junto aos ouvintes, durante o próprio evento, sob a chamada “Um conto novo: uma história coletiva”. A programação faz parte do projeto “Janeiro no Cras”, iniciativa do CRAS Oeste B.

O evento, gratuito e aberto para todos os públicos, será na Praça do CEU ( Rua Ângelo Gaiotto, s.n, Jardim Santa Rita I) e terá a mediação da estudante de graduação em biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Cláudia Constantino, que também foi a responsável por escolher o livro trabalhado.

Constantino  contou que a obra “Era uma vez um gato xadrez” foi uma das primeiras histórias infantis que leu depois de adulta. “A história me ajudou  a redescobrir quanto uma leitura pode ser simples e prazerosa. Ela conta, por meio de rimas, as cores dos gatos e suas travessuras, desde as cores mais óbvias como o preto e o branco, até as mais imaginárias como o azul e o rosa. É um texto curto, mas com um encanto que abraça crianças e adultos”, explicou.

A estudante de biblioteconomia também falou sobre a escolha dos outro livro abordado. “Em ‘O imperador e a semente’, um conto oriental, temos uma história que eu ouvi há algum tempo e que fala sobre virtude e verdade, algo atemporal”, disse ela. Depois de abordar os dois livros, Constantino propõe a ideia de, juntamente com os ouvintes presentes, criar uma nova história, estimulando a interpretação e criatividade do público.

Para a Biblioteca do CEU, que recebe a ação, o evento tem importância de promover e colocar a comunidade em contato com a leitura, estimulando este hábito. A mesma ação volta a se repetir na segunda-feira, dia 29 deste mês, também na Praça do CEU, com a contação das mesmas histórias.

O projeto “Janeiro no CRAS”, onde essas atividades estão inseridas, é uma iniciativa do CRAS Oeste B e foi pensado para que as crianças que estão de férias possam ir ao CRAS com seus responsáveis. O projeto é voltado a toda comunidade conta com programação até o fim do mês de janeiro com atividades como cinema e oficina de jogos.

Rebeca Vernillo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.