Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Esta é a última semana para fazer a inscrição para a semana de férias; atividades reúnem diversas oficinas e contações de histórias

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, vai promover uma programação especial de férias durante os dias 17 a 21 de junho. Essa semana de atividades será realizada na Biblioteca Infantil, localizada na Praça 1º de Maio, 110, Centro (em frente à Concha Acústica). Haverá contação de histórias e oficinas relacionadas às narrativas da literatura, e essa inciativa busca inserir o livro e a leitura no cotidiano das crianças para, assim, formar leitores críticos e reflexivos.

Ainda restam vagas para participar, e os interessados em fazer inscrição podem ligar para telefone (43) 3371-6603 ou ir pessoalmente na sede da Biblioteca Infantil, que funciona das 8h às 18 horas. Toda a programação é gratuita, só é necessário levar os materiais indicados para cada oficina.

A Diretora de Bibliotecas, Leda Araújo, contou sobre a motivação dessa programação especial na Biblioteca Infantil, que funciona como um investimento para as pequenas gerações de leitores. “Essas atividades buscam trabalhar a leitura de uma forma interativa e lúdica para as crianças, envolvendo fantoches e música, porque isso faz parte da formação das crianças. E, também, para inserir as crianças dentro da Biblioteca, colocando a leitura como uma brincadeira e gerando novos leitores” enfatizou.

A programação da semana de férias começa na próxima segunda-feira (17), às 9h30, com a contação da história “A onça e a cotia”, de Bia Bedran. Em seguida, será realizada a Oficina de Confecção de Instrumento Musical. Para a oficina, é necessário levar os seguintes materiais: rolinhos de papel higiênico, tesoura sem ponta, cola, fita crepe, papéis coloridos, sementes, contas, botões, barbante e pedaços de papelão.

No período da tarde, às 15h, o livro de Ronaldo Simões Coelho, “Macaquinho”, foi escolhido para a contação de história, seguido da oficina de Construção de Pião e Brincadeiras Cantadas. É necessário levar lápis de cor, cola, jornal, palito de churrasco e outros materiais para decorar (hidracor, lantejoulas, tinta guache, pincel, etc). Para complementar, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), vai levar a Biblioteca Móvel do Ambiente até a Biblioteca Infantil, para estimular a consciência ambiental entre as crianças presentes.

Para o dia 18, a programação terá início às 9h30, com “Histórias de Lepe e Zepe”, de Vilma Rezende, complementada pela Oficina de Arte com Reciclados e Colagem: Confecção do Cenário da História. Os participantes devem ter cola, tesoura sem ponta, papel colorido e papel craft. No período da tarde, às 14h30, haverá outra contação de história, do livro “A menina do Fio”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Em seguida, as crianças poderão participar da Oficina de Boneco de Lã. É preciso levar um novelo de lã e tesoura sem ponta.

Quarta-feira (19) será marcada pela contação do livro “Telefone sem fio”, de Ilan Brenman, que vai começar às 9h30, acompanhado da Oficina Mini Livros. Os materiais solicitados para essa atividade são: papel sulfite branco e colorido, tesoura sem ponta e lápis de cor. Também neste dia, às 14h30, haverá a contação da história “Viviana, a rainha do pijama”, de Steve Webb, e a Oficina Palitoches, que vai utilizar palitos de sorvete, cola branca, fita adesiva, lápis de cor e papéis coloridos, para que as crianças produzam fantoches de palito.

Na quinta-feira (20) haverá contação da história “O reizinho mandão”, de Ruth Rocha, às 9h30, e a Oficina de Confecção de Coroa de Papel. Os materiais pedidos são: retalhos de papéis coloridos, papel laminado, cartolina, tesoura sem ponta e cola branca escolar. E às 14h30, a biblioteca sediará outro encontro, com a história “Era uma vez uma bruxa”, de Lia Zatz, seguida de Oficina de Slime, que vai utilizar cola branca e tinta guache (uma cor).

No último dia de programação de férias, sexta-feira (21), será contada a história “A galinha ruiva – Conto Popular”, às 9h30, e logo após começa a Oficina Desenho Surpreendente. Para participar é necessário comparecer com lápis de cor, canetinha hidrocor e papel sulfite. Às 14h30, começa outra contação, desta vez da história “O tempero da vovó”, de João Luiz do Couto, e a Oficina Bolinho Decorado vai encerrar as atividades da semana especial. É solicitado que os participantes levem lápis de cor e tesoura sem ponta.

O técnico de Gestão Pública da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Guilherme Yung Wing Li, contou que a programação especial é realizada há vários anos, nos meses de julho e janeiro, e sempre reúne diversas crianças. “As expectativas para essa edição são as melhores possíveis. A programação de férias deste ano tem demonstrado excelentes resultados, com grande procura pelo público e participação ativa das famílias, mantendo o nosso objetivo de possuir uma biblioteca viva, dinâmica e interativa formando uma Londrina leitora”, contou.

Giulia Carradore/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.