Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

José Antonio Teodoro  é  nome de uma das figuras mais importantes do teatro e da história da cultura londrinense. Foi professor de História, ex-diretor do Departamento de Cultura e diretor do grupo Delta de Teatro, o primeiro do interior do Brasil a representar o país em um festival internacional.
 

A Secretaria Municipal de Cultura realiza nesta sexta-feira (20), a partir das 19 horas, a Mostra Coletiva de Artistas Paranaenses na Sala de Exposições José Antonio Teodoro, que fica na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na Rua Rio de Janeiro, 413. O evento marca a reabertura da sala, que foi oficialmente inaugurada em 1987 e funcionava na antiga Casa da Criança, atual sede da Secretaria de Cultura.

A exposição será aberta ao público e reunirá trabalhos de artistas de Londrina, além do projeto “Banquinhos da Solidariedade”, que traz bancos confeccionados por artistas plásticos, designers e arquitetos curitibanos. A iniciativa do projeto é do espaço cultural Carmesim Espaço de Arte e Design, de Curitiba (PR). O objetivo é provocar a reflexão das pessoas, chamando atenção para como suas atitudes representam um fator importante para mudanças sociais no ambiente em que vivem.

A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, ressaltou que a retomada da Sala de Exposições é resultado da conclusão do trabalho de revitalização da antiga Casa da Criança, finalizado em abril deste ano. “É um espaço cultural de tradição na cidade, que foi transferido para outro local importante e adequado para recebê-lo, como é a Biblioteca Pública. A população poderá visitar e usufruir de diversos eventos culturais”, disse.

Exposições - A artista Angela Diana irá expor desenhos, objetos diversos sobre caixa de madeira e dentro de vidros, além de uma pintura em tela com tinta acrílica. “Minhas primeiras exposições, tanto coletiva como individual, ocorreram na antiga Sala de Exposições José Antonio Teodoro, assim como as primeiras exposições de alunos meus. Portanto, é uma honra poder expor novamente neste local”, comentou.

Rogério Nenhum levará ao evento duas esculturas feitas à base de siporex, produto que mistura cal, cimento, areia e pó de aço. Também terão seus trabalhos expostos os artistas plásticos Agenor Evangelista e José Maria Frutuoso. Outro destaque serão as duas telas pintadas, na década de 1980, pelo próprio José Antonio Teodoro, artista que dá nome à tradicional Sala de Exposições.

José Antonio Teodoro - A Sala José Antonio Teodoro carrega o nome de uma das figuras mais importantes do teatro e da história da cultura londrinense. Teodoro, falecido precocemente aos 34 anos, em agosto de 1987, foi professor de História, ex-diretor do Departamento de Cultura e diretor do grupo Delta de Teatro, o primeiro do interior do Brasil a representar o país em um festival internacional.

Considerado, à época, um dos mais promissores diretores do Brasil, o jovem recebeu, também em 1987, o prêmio de Diretor Revelação concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), por sua encenação de “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues.

Com essa montagem, inclusive, realizou centenas de apresentações, em cerca de três anos consecutivos, incluindo temporadas em Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, participou, em 1986, do Festival Latino de Nova York e ainda fez excursões em países como o México, Porto Rico, Portugal e Espanha. Outras montagens destacadas de Teodoro são “O Interrogatório”, de Peter Weiss (1979), “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes (1982) e “O Milagre de Anne Sullivan”, de Willian Gibson (1980).

Mais informações com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão da Biblioteca Pública Municipal, Ana Cristina Mischiati, pelo telefone 3337-6238 e com a secretária da Cultura, Solange Batigliana, pelo telefone 9134-7847.

N.Com Prefeitura de Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.