Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vestibulandos vão estudar “Poemas escolhidos”, um dos livros cobrados pelo vestibular da UEL

A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza sedia na próxima segunda-feira (3) mais uma atividade do projeto Literatura na Biblioteca. Na ocasião, será oferecida uma palestra sobre o livro “Poemas escolhidos”, de Gregório de Matos, ministrada por Abílio Aparecido Francisco Jr. A conversa começa às 18h30, é gratuita e não requer inscrição prévia. No dia 17 de setembro, um bate-papo propõe uma análise mais aprofundada sobre obra. O endereço é avenida Rio de Janeiro, 413, Centro.

O livro é umas das 10 obras literárias requeridas pelo vestibular da UEL, discutidas pelo projeto. A proposta é tratar, por meio de uma análise crítica, a vida do autor, os principais poemas apresentados na coleção e possíveis forma de abordagens no concurso a fim de preparar os estudantes para a segunda fase da prova, que acontece no dia 2 de dezembro.

A obra reúne poemas de Gregório de Matos em diversas modalidades como os satíricos, religiosos, lírico amorosos, encomiásticos, entre outros. São algumas de suas características a crítica sem pudor à sociedade da época, a ironia e o sarcasmo. Muitos de seus poemas são construídos em torno de contradições e pares de opostos, utilizando figuras de linguagens e outros recursos literários.

Literatura na Biblioteca - o projeto Literatura na Biblioteca consiste na realização de palestras e círculos de debates para discutir as obras literárias solicitadas pelo concurso. As atividades acontecem mensalmente, divididas em duas reuniões. A primeira promove uma exposição sobre a obra, e a segunda propõe um bate-papo sobre ela. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Pós Graduação em Letras da UEL, cujos mestrandos e doutorandos são os responsáveis por mediar os encontros.

Um dos objetivos é, por meio das palestras e discussões, desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes.  Nos dias 24 de setembro e 1 de outubro, o grupo debaterá a obra “Quarenta Dias”, de Maria Valéria Rezende.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.