Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O espaço, que é Patrimônio Cultural do Município, passou por uma reforma completa da área interna, além de receber novo mobiliário

Nesta sexta-feira (10), às 10h, a Prefeitura de Londrina realiza a entrega das obras de reforma e revitalização da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na Avenida Rio de Janeiro, 413. O espaço recebeu reforma interna completa, tanto no piso superior quando inferior, além de mobiliário novo. A Biblioteca Pública é considerada o primeiro centro cultural de Londrina e foi inaugurada há 71 anos, em 4 de setembro de 1951.

Em maio de 2020, o espaço foi tombado e considerado Patrimônio Cultural do Município, de acordo com a Lei de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina. E a reforma era uma reivindicação antiga, já que há cerca de 30 anos o prédio não recebia revitalização do espaço interno. Em outubro de 2022 a Prefeitura entregou a reforma do piso superior e, agora, entrega o piso inferior, concluindo a revitalização interna.

De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, a intenção da reforma é oferecer um espaço mais aconchegante, um acervo de qualidade, bem como ações, projetos e serviços de qualidade. “Queremos democratizar o acesso ao livro, à leitura, à literatura, à informação e aos bens culturais para toda a população londrinense, para formar cidadãos críticos e reflexivos”, ressaltou.

O investimento da Prefeitura, nas obras, foi de R$ 150 mil, em recursos do próprio Município. Neste valor está inclusa a troca de todo o mobiliário, com novas prateleiras e balcões. A revitalização contemplou reforma dos pisos, com remoção de todo o rejunte e cera antigos. Os tacos de madeira foram lixados e polidos, e houve a substituição dos que estavam danificados ou apodrecidos. Além disso, foi feita a aplicação de três camadas de verniz transparente antichamas em toda a extensão do piso, para renovar, proteger e tratar a madeira. A empresa responsável pelas obras é a Sintecadora Caeta, de Londrina.

O acervo atual da Biblioteca Pública Municipal é composto por cerca de 100 mil livros. Estes exemplares precisam de 260 prateleiras sob medida, aproximadamente, para serem organizados. Após a conclusão da reforma do espaço, antes de serem guardados no local adequado, todos os títulos foram higienizados

Reforma externa

A administração do prefeito Marcelo Belinati realizou outras melhorias na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot, como a reforma do espaço externo. A revitalização foi entregue em 2020 e incluiu pintura completa da fachada; troca do telhado; reparos no madeiramento de cobertura e readequação das calhas de água; e renovação da calçada no entorno.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.