Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Bateria carnavalesca do projeto ensaia as músicas que o bloco levará às margens do Igapó 2 na festa deste domingo (19); grupo de percussão foi formado a partir das oficinas do Rua Eklétika

Entrando de vez no clima festivo de Carnaval e realizando os preparativos finais do projeto para o evento de rua de domingo (19), em Londrina, o Bloco Rua Eklétika promove, nesta quinta-feira (16), mais um ensaio aberto ao público. Dessa vez, o encontro será realizado a partir das 19h30 na sede da Vila do Circo – Vila Cultural Circo Escola, localizada na avenida Saul Elkind, 790, região norte. A atividade é aberta a qualquer pessoa que queira participar e a organização convida toda a comunidade a comparecer para prestigiar.

O encontro – terceiro e último ensaio aberto do grupo – contará com apresentação da bateria do Rua Eklétika, formada por cerca de 35 pessoas participantes da oficina de percussão que o projeto realizou durante o mês de fevereiro. Serão tocadas as músicas do repertório do bloco que será colocado na pista às margens do Lago Igapó, no domingo de Carnaval (19). Neste dia de folia, a partir das 14h, os londrinenses poderão ir às ruas para curtir um grande evento com cortejo de blocos de Carnaval circulando com carros de som a partir da rua Joaquim de Matos Barreto (esquina com avenida Higienópolis) até o Aterro do Lago Igapó 2. O evento culminará em show festivo do Bloco Bafo Quente no local.

Antecedendo a festa do fim de semana, o ensaio final do Rua Eklétika é uma oportunidade para o público assistir a uma prévia das músicas e marchinhas que animarão o evento principal, se aquecendo para o Carnaval. “Todos estão convidados para o ensaio e a atividade será na parte exterior da Vila do Circo. Trata-se de um grande barracão que é tradicional na cidade, onde escolas de samba de Londrina ensaiavam, então o lugar possui uma carga histórica que tem relação com o Carnaval londrinense”, salientou o produtor cultural e um dos organizadores do Bloco “Rua Eklétika”, Paulo Vitor Miranda.

A percussão do bloco conta com instrumentos como caixa, surdos, tamborins, ganzá e outros, sendo o conjunto conduzido pelo músico e produtor Mau Werner, que possui experiência em escolas de samba e coordenou as oficinas de percussão. Participam crianças, adultos e idosos, sendo que a maior parte dos componentes está na faixa etária dos 18 aos 30 anos. E, no dia do cortejo, o grupo ainda levará para as ruas apresentações de dança e musicais com DJs. “O bloco estará em um carro equipado com sistema de som para animar o público nessa festa do próximo domingo”, citou.

Outros dois ensaios de percussão abertos ao público já haviam sido feitos pelo Rua Eklétika no último fim de semana. O primeiro foi realizado no sábado (11), na Praça Tomi Nakagawa, e o segundo no domingo (12), no espaço da Usina Cultural, em eventos que também contaram com oficinas e apresentações de DJs. Cerca de 100 pessoas participaram dos primeiros encontros, entre integrantes das oficinas culturais que o projeto desenvolveu e pessoas que passavam pelo local ao longo da atividade.

Paulo Vitor Miranda destacou o caráter acessível das ações de pré-carnaval. “Fizemos uma série de oficinas culturais, abordando temas como percussão, alegoria, maquiagem, customização e audiovisual. E os ensaios de bateria foram em áreas livres para quem quisesse participar e ter essa experiência de ver a bateria tocando de perto. Esses momentos foram pensados para que as pessoas pudessem ir para a rua, e para mostrarmos um pouco do que produzimos nas oficinas”, contextualizou.

Miranda ressaltou que as ações formativas reuniram mais de 90 pessoas entre todas as oficinas ofertadas. “Apenas na de percussão, por exemplo, foram mais de 56 inscritos, sendo que 35 participaram, devido à quantidade de instrumentos disponíveis para a realização do projeto”, detalhou.

O Bloco Rua Eklétika é um dos projetos de Carnaval patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina em 2023, com recursos disponibilizados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Outras duas iniciativas que farão parte do evento de Carnaval no domingo (19) – organizado pela Prefeitura – estão sendo apoiadas pelo Promic: os blocos Bafo Quente e Barbada.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.