Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Luiz Renato Ferreira iniciará a conversa sobre percepção corporal a partir das ideias e práticas de Gerda Alexander sobre Eutonia

Nessa quinta-feira, dia 15 de abril às 19h30, o Curso Livre de Teatro de Rua do Canto do MARL irá realizar um bate papo ao vivo pelo Youtube com Luiz Renato Ferreira sobre percepção corporal. O bate papo será gratuito e aberto para todas as pessoas interessadas no tema. Por meio de comentários será possível participar da transmissão, interagir com o Luiz e enviar perguntas.

O link para assistir a aula é: https://youtu.be/xDlA_EuTRAs

Gerda Alexander e a Eutonia

Gerda Alexander foi uma professora alemã/dinamarquesa que desenvolveu práticas somáticas chamadas de Eutonia. Gerda esteve em contato com as vanguardas das artes, da educação e da cultura do movimento no início do século XX. A partir dos anos 30, começou a desenvolver seu método inovador por meio dos seus estudos entre movimento e musicalidade, novas pedagogias e neurociências. Através da Eutonia, ela colaborou com diversos centros médicos, instituições pedagógicas e de formação artística na Europa, América do Norte e do Sul e Oriente Médio.

No desenvolvimento da Eutonia, Gerda Alexander desenvolveu uma abordagem pedagógica. A eutonia baseia-se em um processo de aprendizagem centrado no aluno, onde a experiência sensorial e a reflexão crítica são a base do conhecimento corporal.

Após a transmissão, o vídeo continuará disponível no youtube para quem não conseguir assistir ao vivo.

Curso Livre de Teatro de Rua em forma online

O professor do Curso Livre de Teatro de Rua do Canto do MARL explica que as aulas ocorrem em formato online. "O curso realiza aulas online exclusivas para os estudantes inscritos nas quais o estudo se dá por meio de práticas criativas. Além disso, também temos quinzenalmente, às quintas feiras, aulas abertas ao público em geral que acontecem de forma ao vivo pelo canal do MARL no youtube" - Explica.

A cada aula pública, é convidada um/a artista de algum lugar do país para um bate-papo, abordando algum tema relacionado à sua pesquisa desenvolvida. Todas as aulas públicas (realizadas desde março de 2020) ficam disponíveis no youtube do MARL e apresentam um panorama, mesmo que incompleto, da diversidade e potência cultural brasileira.

Nas aulas públicas, é possível participar da transmissão ao vivo pelo chat lançando perguntas e comentários.

Nesse ano, o Curso Livre de Teatro de Rua do Canto do MARL é conduzido pela professora Edna Aguiar e pelo professor Rogério Francisco Costa, também contou com a condução de Natalia Viveiros.

O Curso Livre de Teatro de Rua é uma realização da Vila Cultural Canto do MARL. A Vila Cultural conta com o patrocínio do PROMIC – o Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina. O curso também tem o apoio do MARL - Movimento de Artistas de Rua de Londrina – para a sua realização.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.