Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mostra pode ser visitada até sexta-feira (23); realizados através do projeto Resgarte, trabalhos são releituras de obras de diversos artistas

Até sexta-feira (23), o saguão de entrada da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635) sedia uma exposição artística com aproximadamente 270 telas produzidas por alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Santo Antônio. Tendo sido aberta na segunda-feira (19) e fazendo referência ao início da primavera, que será na quinta-feira (22), a mostra é composta por releituras de obras de diversos artistas, como Tarsila do Amaral, Vincent van Gogh, Gustavo Rosa e Paula Campos, entre outros.

Os trabalhos foram executados por alunos de todas as turmas da creche filantrópica, desde o berçário até o P5, que participaram do projeto Resgarte, conduzido pela unidade entre julho e setembro. Abordando diferentes formas de expressão artística, as atividades apresentaram às crianças autores literários, músicos, danças de várias culturas e contações de histórias, entre outros conteúdos. Além disso, por meio da pintura, o projeto trabalhou com os estudantes conceitos como cores, formas e modos de se expressar visualmente.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CEI Santo Antônio, Paula Vanessa Borch, os alunos escolheram junto com suas professoras as obras que inspiraram suas releituras. “Como as crianças tiveram muita liberdade para criar os seus trabalhos, elas acabaram verbalizando muitas coisas durante o processo. Nós observamos que conseguimos trabalhar, inclusive, a questão emocional dos alunos, porque alguns achavam que não eram capazes de produzir as telas, mas conforme viam o trabalho tomando forma, se sentiam satisfeitos e importantes, e as professoras procuraram estimular isso”, disse.

Ainda segundo Borch, a unidade, que é mantida pela Associação do Clube de Mães do Conjunto Maria Cecília, pretende posteriormente realizar a exposição em seu próprio prédio, localizado na Avenida Madre Leônia Milito, 499.

“A ideia de trazer para a Prefeitura foi justamente dar visibilidade ao trabalho dos alunos. Porém, também queremos fazer a mostra na creche, para que os pais e famílias das crianças, assim como a comunidade, possam prestigiar. Além disso, o Sicredi já demonstrou interesse e pretende abrir um espaço para a exposição. A ideia é que as pessoas entendam que a educação infantil não é só voltada ao cuidado e alimentação. Nós também trabalhamos conceitos pedagógicos, ensinamentos, e temos todo um letramento, todo um desenvolvimento por trás de todo esse cuidado que é realizado com as crianças; isso inclui o trabalho com a arte, que contribui para abrir os horizontes dos alunos”, frisou a coordenadora pedagógica.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.