Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A contação “Palavras de Fogo” traz para o público um mito sobre a vida do Orixá Xangô, da cultura africana que não é muito conhecida pelo público.

A Cia Boi Voador da Vila Cultural Flapt estreia a contação “Palavras de Fogo”, nesta quarta-feira, às 14h30 no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 190, Centro). A contação de história fala a respeito de um mito africano sobre a vida de Xangô e sua ganância pelo poder. Os artistas vão utilizar bonecos confeccionados à mão. A contação faz parte da programação do 5º Encontro dos Contadores de História (Ecoh), que acontece de 24 de outubro a 05 de novembro. A entrada é gratuita.

Antes de tornar-se Orixá, Xangô era um governante ganancioso de poder. Mesmo possuindo um dos maiores impérios da África, o rei de Oyó queria força absoluta. Palavras como labaredas de fogo foi o que ele conseguiu, porém uma vez usadas, as chamas consumiriam o que quer que fosse, irremediavelmente. O conto convida os espectadores para uma reflexão sobre o poder desmedido de um governante ganancioso em contraposição com a real necessidade de seu povo.

Cia. Boi Voador

A Companhia Boi Voador trabalha seus espetáculos com pesquisa no campo da cultura de matriz africana e afro-brasileira, voltando seu olhar para os mitos africanos que possuem muitas histórias ainda desconhecidas pelo público. Dentro de seu repertório ainda tem o espetáculo de rua Bernúncia, apresentado em diversos locais da cidade e por último no zerão, durante o Festival de Música de Londrina.

De acordo com a atriz Vanessa Nakadomari, além de espetáculos de rua, a Cia quer continuar o trabalho de contação de histórias iniciado por sua fundadora, a professora Doutora Elena Andrei. “A contação de história já estava nos planos da prof Elena. Ela foi uma grande contadora de histórias e a Cia se comprometeu em honrar essa memória, dando continuidade a esse processo de contações de histórias da Vila Cultural Flapt”, afirma.

Direção: Luan Valero
Atores: Leonardo Neves, Luan Valero, Nayara Freire, Vanessa Nakadomari
Concepção dos bonecos: Luan Valero
Figurinos: Vanessa Nakadomari / Cia Boi Voador
Cenografia: Cia Boi Voador
Percussão: Luan Valero
Realização: Cia Boi Voador / Vila Cultural Flapt!
Douglas Pinheiro/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.