Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com foco no público infantil, iniciativa tem entrada gratuita; projeto é patrocinado pela Prefeitura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura

Nesta sexta-feira (7), às 14h, a Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2.260), recebe a Cia Fuxica para uma apresentação do projeto de teatro “Lambe-Lambe: Janelas para Lendas”. Já a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica) terá apresentações da iniciativa na segunda (10) e terça-feira (11), também às 14h.

Todos os eventos são abertos ao público e têm entrada gratuita, sendo que o projeto conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A atividade é indicada, principalmente, para crianças com idade entre 5 e 12 anos.

A peça será encenada em uma caixa, e as crianças podem assisti-la através de uma pequena janela, escutando os diálogos e sons por meio de fones de ouvido, tratando-se de uma experiência multissensorial.

Criado pelas estudantes de artes cênicas Camila Cortês, Lilian Pessoa, Clarice Treml e Nara Motta, o projeto da Cia Fuxica foi selecionado pelo Promic em 2022. Desde então, as artistas ficaram por um ano desenvolvendo uma peça que atendesse as suas expectativas.

A produtora da Cia Fuxica, Nara Motta, contou que foi convidada para participar dessa iniciativa pelas colegas da faculdade. De acordo com ela, a apresentação é baseada em três lendas indígenas, que contam as histórias da vitória-régia, do boto-cor-de-rosa e da Iara. “As atrizes se interessaram por esse tipo de teatro na faculdade, e tiveram vontade de fazer algo nesse âmbito. Foi assim que surgiu a ideia de contar as lendas de forma mais lúdica, atraindo principalmente as crianças. É a primeira vez que vamos apresentar essa obra; estamos na faculdade e estamos fazendo isso como uma forma de sair da sala de aula e ter esse contato com a comunidade”, explicou.

A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão das Bibliotecas Públicas de Londrina, Tatiane Santos, frisou que receber esse projeto faz parte das ações da cidade que visam democratizar a cultura, e as bibliotecas são um ótimo local para atender a população. “Para nós, é uma alegria receber esse projeto nas Bibliotecas Públicas de Londrina, pois além de proporcionar o acesso à cultura por meio do teatro lambe-lambe, também proporciona conhecimento sobre o folclore e as lendas brasileiras. Tenho certeza de que os participantes irão amar”, enfatizou.

Giulia Carradore/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.