Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 19 de novembro, às 20h, o CICLO - Circuito de Artes e Conceitos de Londrina realiza uma live no YouTube de lançamento da programação da ação “Sedentos” que acontece de 27 de novembro a 11 de dezembro na UniCesumar, em Londrina e do mini documentário “CICLO na Concha”, um registro audiovisual da ação realizada pelo movimento no dia 01 de maio, data do aniversário da Concha Acústica de Londrina com a intervenção “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, do artista Danillo Villa. O CICLO é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da UniCesumar e Copel; realização da Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Apoio da Superintendência Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Visualitá Gestão em Design Estratégico, Teatro Della Toscana, GreatGlobe Foundation e Oskman Advocacia. Parceira Institucional: Festival Internacional de Música de Londrina, Folha de Londrina e Espaço Vila Rica.

O mini documentário registra todo o esforço na realização de algo poético em meio ao caos instalado pela crise provocada pela pandemia. Nas imagens captadas pela RubroLab, toda a montagem da instalação artística idealizada por Danillo Villa mostrando a arte como veículo e instrumento na promoção do encantamento em um momento difícil para todos e em especial, para os trabalhadores da cultura. Uma faixa de tecido com a frase poética, com 30 metros de comprimento, foi içada com um guindaste e uma iluminação cênica especial coloriu todo o espaço ao som da Valsa para Londrina, do compositor londrinense Arrigo Barnabé. O evento gerou 45 empregos temporários O “CICLO na Concha” contou com o patrocínio do 2º Ofício De Registro De Imóveis de Londrina e apoio da Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, RubroLab e Bortolotto Transportes e Guindastes.

Durante a live, Maria Fernanda Coelho e Patricia Braga Alves, sócias na Palipalan Arte e Cultura anunciam a programação de “Sedentos”, a ação que marca a volta do CICLO aos eventos presenciais.  De 27 de novembro a 11 de dezembro de 2021, o CICLO recebe a visita de Mario Biagini, diretor do Open Program/WorkcenterofJerzyGrotowskiand Thomas Richards acompanhado de parte do seu grupo de pesquisa teatral e convidados. Eles vêm à cidade para conduzir um workshop para atores, músicos e participantes do Cartão de Visitas no biênio 2020/2021. Os encontros culminarão na apresentação do espetáculo “Sedentos”, inspirado em trechos da obra “A Grande Bebedeira”, do escritor surrealista francês René Daumal. A estreia acontece no dia 09 de dezembro com reapresentação no dia 11, sempre às 20h, no estacionamento do Campus da UniCesumar, em Londrina. Junto com a performance acontece também a instalação “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, do artista Danillo Villa. Os eventos são gratuitos, abertos ao público.

De 04 a 08 de dezembro, Biagini ministra um seminário para professores universitários e interessados em geral e no dia 06 de dezembro, às 11h, faz uma conferência no Espaça Vila Rica, com transmissão online sobre o seu trabalho neste momento, de como ele foi afetado pela pandemia e suas ideias para o futuro. O evento acontece na plataforma do Festival Internacional de Música de Londrina, parceiro institucional do CICLO. Outro ponto de destaque na programação do CICLO para dezembro é parceira com o coletivo Ciranda da Paz na realização do “Mural das Artes”, nos dias 04 e 05 de dezembro, no Bairro Nossa Senhora da Paz. O Ciranda da Paz é um dos participantes do Cartão de Visitas, juntamente com a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná, o projeto Brisa/Funcart e os estudantes indígenas ligados à CUIA – Comissão Universidade para os Índios, da Universidade Estadual de Londrina.

Sobre o CICLO

Concebido antes da pandemia, o CICLO fez sua estreia em meados de 2020, no auge da crise sanitária, por meio de recursos próprios e com importantes parcerias nacionais e internacionais. Com uma programação atenta aos movimentos da sociedade e seu relacionamento com a arte e cultura, o CICLO demonstrou sua capacidade de realização e sua missão de contribuir no contágio positivo da beleza, do acolhimento e da sensibilidade em tempos tão duros. Ainda em 2020, realizou um verdadeiro festival online com espetáculos, encontros e um evento ao ar livre, o Rever a Volta, com projeções no Edifício Julio Fuganti, no coração de Londrina. Em 2021, as atividades continuaram na forma de encontros virtuais entre os participantes do Cartão de Visitas e a realização do “CICLO na Concha”, com a intervenção artística “Eu te Darei o Céu”, assinada pelo artista plástico Danillo Villa no dia 01 de maio. A vinda de Mario Biagini para Londrina marca o encerramento da primeira fase do Cartão de Visitas e direciona para a evolução do conceito da ação em 2022.

Todos os eventos e encontros seguem os protocolos de saúde pensados especialmente para atender as características dos mesmos e exigências dos decretos vigentes. “Pensando na segurança de todos que irão participar do evento, o CICLO se compromete a seguir todas as normas sanitárias contra a COVID-19”, revela Maria Fernanda Coelho. Mais do que um festival, o CICLO é um movimento aberto e horizontal, lugar onde todos os corpos têm seu espaço, ecoando as vozes da tradição e da contemporaneidade. Beleza e poesia são fundamentais nesse novo caminho que começamos a trilhar. Essa é a missão que nos colocamos e que já estamos cumprindo”, afirma Patricia Braga Alves. O CICLO é também um festival multicultural que coloca a arte e a cultura em constante movimento, propondo uma forma positiva de contágio pela arte. “Um festival que abraça a vocação de Londrina para todas as artes, uma tribuna aberta à discussão, à alegria, à beleza e ao pensamento”, completa.

Online, no canal YouTube do CICLO (www.youtube.com/c/CICLOCircuitodeArteseConceitosdeLondrina)

Janaína Ávila/Asimp/CICLO

#JornalUnião

Sedentos – Foto: Renato Esposito/Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.