Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto começará com ações nos dias 8, 10 e 11 de março e tem como objetivo levar o cinema para diferentes localidades

Neste mês de março, o projeto de cinema itinerante Cinekombi na Praça tem a realização de sua primeira edição na cidade de Londrina. O projeto faz parte do Cinekombiclube, que tem o objetivo de levar filmes para diferentes cidades e localidades que muitas vezes não tem esse acesso. As sessões irão ocorrer às 19h nos dias 8, 10 e 11 março, em três pontos diferentes do município, incluindo duas escolas e uma praça. Os eventos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Os três encontros terão serão feitos na Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo II, região norte (dia 8); na Praça do Aeroporto, região leste (dia 10); e na Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber – Eli Vive (dia 11). A classificação etária de todos os filmes é livre e todas as exibições serão gratuitas e sem limite de participantes.

Para a programação de março, o recorte escolhido como fio condutor das discussões e dos temas abordados nos filmes envolvem o cinema feito por mulheres. A programação conta com um total de 10 filmes, incluindo curtas-metragens, animações e documentários. Alguns dos filmes selecionados são Marias do Sul (2023), Gir Ag ka Nhinhir – Crianças brincando (2018) e Luci e a Terra (2023).

Segundo o produtor do Cinekombi na Praça Thyago Bezerra, a escolha desses filmes, para além do recorte abordado, traz conteúdos e estéticas cinematográficas que tocaram o cineclube de forma geral. “A gente vem desde 2021 produzindo sessões em várias cidades e então vamos criando um leque de filmes que nos tocam por conta dos seus conteúdos”, contou.

A estrutura do evento contará com a montagem de uma tela projetora em cima da kombi, acompanhada da montagem das caixas de som e projetor. Ao final de cada exibição, haverá rodas de conversas com profissionais convidados para a discussão dos filmes escolhidos em cada um dos dias do evento.

A produtora cultural e integrante do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine) Talyta Elen será a convidada do dia 8. A produtora, realizadora audiovisual e membra do Centro de Memória e Cultura Kaingang (CMCK), Débora Kaingang, atuará no dia 10, e o Técnico em Agroecologia e integrante do MST Edelvan Carvalho estará presente em 11 de março, último dia do evento.

O produtor do Cinekombi na Praça, Thyago Bezerra, também teve como motivação para a criação desse projeto a capacidade de levar o cinema para diversas regiões da cidade. “O projeto vai para a zona rural, zonas periféricas, para o centro, com o intuito de diversificar o público e produzir essa atividade cultural diferenciada em praças ou escolas.”, ressaltou.

Além das rodas de conversa, nas duas escolas contempladas, ainda ocorrerão atividades cine-educativas com todos os participantes que se interessarem. As atividades realizadas envolverão a produção de roteiros, com um método de trabalho que instiga a imaginação na escrita e na produção cinematográfica.

O projeto de Cinekombi na praça advém do Cinekombiclube, que está ativo desde 2021. A iniciativa veio do produtor cultural Thyago Bezerra e da educadora ambiental Camila Ayroza. Com a filosofia de acreditar no poder de transformação que um cineclube possui, durante toda a trajetória do clube, eles passaram por Curitiba (PR), Assis (SP), Florianópolis (SC), São Francisco do Sul (SC), Palhoça (SC), Imbituba (SC), Garopaba (SC), Angelina (SC) e Anitápolis (SC).

Além disso, já estiveram presentes em dois espaços de Londrina, no Sabor e Ar e na Vila Cultural Casa da Vila. Com o projeto Cinekombi na Praça, Londrina sedia a primeira edição do projeto, que voltará novamente com edições nos meses de julho e outubro deste ano.

O Cinekombi na Praça conta com projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, viabilizados com recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Programação completa do evento

8 de março (sexta-feira) – 19 horas

Local: Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo II

Filmes:

Marias do Sul
Mãe Solo
Baile
Meu Nome é Maalum

10 de março (domingo) – 19 horas

Local: Praça do Aeroporto

Filmes:

Gir Ag Ka Nhinhrr – Crianças Brincando
Pés Vermelhos, Memórias Pretas
Marias do Sul
Bambu e seus Saberes, Fazeres e Identidade

11 de março (segunda-feira) – 19 horas

Local: Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber – Eli Vive

Filmes:

Nonna
Luci e a Terra

Manu Barioni/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.