Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As aulas serão realizadas nos dias 10 e 17 de maio, com transmissão ao vivo do professor e violonista Gian Correa

A Oficina de Choro de Londrina está com inscrições abertas para o curso gratuito “Fluência e propriedade na linguagem do Violão de 6 e 7 cordas”. As aulas serão transmitidas on-line, nos dias 10 e 17 de maio, e para se inscrever é preciso preencher este formulário. A formação é gratuita e voltada a professores e educadores de música, e demais interessados também podem participar, inclusive músicos de outros instrumentos. Com limite de 40 vagas, as aulas serão realizadas das 10h às 12h.

O projeto Oficina de Choro de Londrina é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Semanalmente, o projeto realiza encontros no Colégio José de Anchieta, oferecendo aulas gratuitas de bandolim, cavaquinho, flauta, pandeiro, instrumentos de metais, como trompete e trombone, além de violão de seis e sete cordas.

Para participar das aulas, basta comparecer às terças-feiras, sempre às 19h. O Colégio Estadual José de Anchieta fica na Rua Riachuelo, 89, Jardim Higienópolis.

Quem estará à frente da formação em violão de 6 e 7 cordas é o instrumentista Gian Correa. Além de violonista 7 cordas, Correa é compositor, arranjador, educador e produtor musical. Ao longo dos seus 20 anos no ramo de música, realizou diversos projetos na área artística e educacional. Dentre eles, participou do “Panorama do choro paulistano contemporâneo”, lançado em 2011.

O coordenador do Clube do Choro de Londrina, Osório Perez, contou que a proposta de oferecer masterclass aos professores de choro é uma novidade do terceiro ano do projeto. “Essa ideia, que veio da coordenação anterior, é para qualificarmos melhor os professores e evoluirmos na questão didática. O primeiro curso foi sobre a história do choro, com um professor do Rio de Janeiro, depois tivemos aula de interpretação da melodia de improviso no choro, com o bandolista gaúcho Luis Barcelos. Agora, teremos uma aula com o Gian Correa, específica sobre violão de seis e de sete cordas”, detalhou.

Para a masterclass, a expectativa é que o musicista aborde os diferenciais dos violões seis e sete cordas, dentro do choro, com um olhar contemporâneo sobre o gênero. “Sempre buscamos fazer essa conexão com a escola de choro de São Paulo, que é bem recente e mais nova que a nossa. O Correa tem vários projetos de violão e choro contemporâneo, faz uma música mais de vanguarda dentro do gênero, e instrumentistas como ele trazem uma tentativa de evolução”, citou o coordenador do Clube do Choro de Londrina.

Perez destacou que pessoas de todo o país poderão participar das atividades, já que serão transmitidas ao vivo pela internet. “Durante a pandemia, nossas aulas eram todas on-line e na época tínhamos alunos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até de fora do Brasil. E a gente vê que Londrina tem sido uma referência. Claro que a presença de um grupo, com um professor experiente junto, é insubstituível, mas a pandemia nos obrigou a descobrir esse formato e acabou que deu muito certo. As aulas à distância também funcionam muito bem”, concluiu.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.