Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As oficinas contemplam vários instrumentos musicais e são abertas a pessoas acima de 12 anos; projeto conta com patrocínio do Promic

O Clube do Choro de Londrina está com inscrições abertas para as aulas da Oficina de Choro, gratuitas e com vagas limitadas. Os alunos inscritos devem ter disponibilidade de participar das aulas e interesse pelo aprendizado. Haverá um professor específico para cada instrumento, dentre os quais se destacam violão de seis e sete cordas, flauta, bandolim e cavaco, instrumentos de metais e percussão, contemplando pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo, cacheta e outros.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. A Oficina é voltada para o público em geral, a partir dos 12 anos de idade. É necessário que os alunos inscritos possuam seu próprio instrumento, pois o projeto não realiza empréstimos.

De acordo com o coordenador do Clube do Choro de Londrina, Osório Perez, todos são bem-vindos nas aulas de choro. “A música faz com que as pessoas se aproximem e se unam, e isso acaba por agregar cada vez mais gente. Isso faz do tocar uma diversão, a amizade acaba surgindo e é selada pelo encontro nas rodas de choro”, frisou.

A nova edição da Oficina de Choro de Londrina contempla os anos de 2022 e 2023, e as aulas serão às terças-feiras, das 19h às 22h, no Colégio Estadual José de Anchieta, localizado na rua Riachuelo, 89. A previsão de início da oficina é a partir do dia 18 de Outubro. As aulas serão divididas de duas formas. Das 19h às 21h, haverá aula de instrumento específico com professor em sala separada; e das 21h às 22h, aula prática em conjunto das músicas estudadas.

Durante as oficinas, serão ministradas aulas de flauta, sax, bandolim, cavaquinho, violão 6 e 7 cordas, pandeiro, entre outros. A novidade exclusiva dessa temporada são as aulas de instrumentos de metais como trompete, flugelhorn, trombone, bombardino, tuba e outros. As aulas não se limitam aos instrumentos descritos, e, caso o aluno tenha interesse em aprender ou aprimorar a técnica em um instrumento diferente, os professores poderão auxiliá-los.

Perez ainda deu uma dica para aqueles que não possuem instrumentos, mas têm interesse em aprender a tocar. “As pessoas que estão na dúvida sobre qual instrumento tocar podem se inscrever nas aulas, pois a partir do começo das oficinas fica mais fácil de conhecer os instrumentos e, depois disso, adquirir aquele que mais despertar interesse”, destacou.

O projeto fará uso de partituras e cifras no começo dos estudos, porém a Oficina de Choro visa desvincular o aluno da dependência física desses recursos. A ideia é prezar pela liberdade e independência de execução, estimulando o aluno a memorizar as melodias, sequências de acordes, dinâmicas, formas, pausas, criando, assim, verdadeira interiorização da linguagem e autêntica interpretação musical.

O projeto Oficina de Choro de Londrina conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Marcelo Cordero/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.