Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo londrinense irá se apresentar na Itália, França, Inglaterra e Alemanha; projeto realizou diversas oficinas com apoio do Promic

O Clube do Choro de Londrina vai apresentar a cultura musical da cidade e do Brasil em uma turnê pela Europa no mês que vem. Entre os dias 10 e 16 de julho, o grupo estará na localidade italiana de Fara in Sabina, como parte da programação do Festival F.L.I.P.T, voltado ao teatro. Após este período, entre os dias 17 e 28, o Clube do Choro levará sua arte para outros países, passando pela França, Inglaterra e Alemanha. A formação do grupo para esta turnê conta com Júlio Erthal na flauta transversal e sax soprano, Cecília Feliciano na voz e percussão e Osório Perez no violão sete cordas.

Em 2022, os londrinenses compartilharam o palco com o grupo italiano Teatro Potlach, no Museu Histórico de Londrina. Após esse primeiro contato, o diretor e fundador do Potlach, Pino di Buduo, fez o convite para que o Clube do Choro levasse a música brasileira aos palcos do Festival F.L.I.P.T, o que resultou na atual turnê.

O músico Osório Perez, integrante do Clube do Choro há 12 anos, frisou que essa é uma oportunidade para que o mundo conheça melhor a música que existe no Brasil. Perez enfatizou que as escolhas do repertório se baseiam nos diversos estilos e estéticas que o país oferece, incluindo canções de artistas londrinenses e de nomes nacionais como Jorge Aragão, Alcione, Beth Carvalho e Bloco Baião.

“Pretendemos dar o nosso melhor nessa turnê, e levar nesses pequenos shows a nossa bagagem de música brasileira, focando em estilos que vão do Norte ao Sul do país. Vamos tocar alguns ritmos das décadas de 30 e 80, como o samba do Rio de Janeiro e o forró do Nordeste. Na primeira etapa da turnê, vamos participar do festival, e na segunda parte da viagem faremos uma excursão pela Europa para tocar em outros lugares, como Londres e Paris”, afirmou o artista.

Oficinas de música – Entre 2022 e 2023, o Clube do Choro conduziu uma série de oficinas de música em Londrina, ensinando os participantes a tocar diversos instrumentos, como flauta, sax, bandolim, cavaquinho, violão 6 e 7 cordas e pandeiro, entre outros. Como conclusão do curso, o grupo realizou, em 6 de junho, uma apresentação final com a participação dos alunos, no Espaço AML Cultural.  O projeto contou com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com Perez, o apoio recebido através do Promic tem sido bastante importante para o grupo. “O Promic é essencial para financiar os projetos ligados à cultura, gerando maior visibilidade para os artistas da região, e nós fomos muitas vezes beneficiados por ele. Dessa forma, os diretores de teatro de diversos lugares tiveram contato com o nosso trabalho, proporcionando oportunidades como essa da turnê”, salientou o músico.

Como contribuir

O Clube do Choro está aceitando contribuições de pessoas e empresas que desejem auxiliar com os custos da viagem. Quem quiser saber mais pode entrar em contato com Osório Perez, pelo telefone/WhatsApp (43) 99937-1246, ou acessar o perfil de Instagram do grupo (clique aqui).

Giulia Carradore/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.