Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste ano, a instituição faz tributo ao ex-goleiro londrinense Hélio Miguel, o famoso “Neneca", ídolo do Tubarão

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias do Nascimento promove, de segunda (20) a sexta-feira (24), a IX Semana Cultural que, neste ano, irá prestar homenagens ao ex-goleiro londrinense Hélio Miguel, o “Neneca”. A iniciativa foi elaborada a fim de homenagear personalidades negras, além de fazer alusão ao Dia da Consciência Negra.

A cerimônia de abertura irá ocorrer na próxima segunda, às 17h, e, a partir da terça (21), a comunidade de Londrina poderá prestigiar os trabalhos, realizados durante o ano, das 65 crianças das turmas de C1 e C3, de 1 a 4 anos.

Ao longo da Semana, as crianças mostram, de forma lúdica, maquetes da casa e campo de futebol, livros e outros trabalhos desenvolvidos durante o ano todo e que representam uma viagem na vida de Neneca, iniciando por sua infância e acompanhando as suas lutas e vitórias.

O londrinense Hélio Miguel nasceu em 1948, em Londrina, e é conhecido por ser um dos maiores goleiros do Londrina Esporte Clube (LEC), ídolo do famoso Tubarão e campeão brasileiro da Série A com o Guarani (SP), em 1978. Neneca iniciou sua carreira no ainda São Paulo de Londrina e, devido a excelente campanha, passou por diversos clubes brasileiros.

Em 1981, o esportista voltou à Londrina e se tornou campeão paranaense pelo Tubarão em 1981. Após passar por outros clubes, encerrou, em 1986, a sua carreira no LEC. Contudo, Miguel continuou trabalhando como preparador de goleiros no Londrina e em outros times até que, em 2015, após lutar contra um mieloma múltiplo, ele faleceu aos 67 anos.

Hoje, seu legado é mantido pelo seu filho Hélio Miguel Júnior, de 19 anos, que carrega o mesmo nome, o apelido Neneca e também a posição de goleiro do pai no LEC. O jovem goleiro visitou, na manhã desta sexta (17), as crianças da instituição acompanhado de sua família. Durante o tempo em que esteve lá, as crianças escutaram relatos e memórias do saudoso Neneca.

De acordo com a diretora do CMEI, Simone Cristina de Farias Cavalin, Neneca foi escolhido como o homenageado desta edição da Semana Cultural devido às histórias escutadas sobre o ex-goleiro, embasadas pela solidariedade, e devido a gratidão dos moradores para com o ídolo.

Ela ainda conta sobre como foi o processo para que a homenagem fosse concebida. “As professoras pesquisaram a vida do Neneca e trouxeram elementos importantes da vida dele para as crianças, tanto da vida profissional, como pessoal. Eles tiveram acesso a itens pessoais do Neneca, fornecidos pela família, foram até o campo de futebol que ele começou a jogar no bairro e também visitaram a casa em que ele morou. A partir dessas vivências, as crianças construíram um livro sobre a história dele, maquetes da casa e campo de futebol, entre outros trabalhos que estarão expostos na Semana Cultural” finalizou a diretora.

Personalidades de outras edições

A atividade desenvolvida durante o ano todo com as crianças busca, de acordo com a diretora, fazer com que os alunos entendam sobre a importância de personalidades negras dentro da sociedade e conheçam suas lutas e conquistas.

Em edições anteriores, o CMEI homenageou o escritor, ativista pelos direitos humanos das populações negras brasileiras e patrono da unidade escolar, Abdias do Nascimento; o artista plástico Arthur Bispo do Rosário; o fotógrafo Walter Ney; a escritora Carolina Maria de Jesus; a fotógrafa Angelica Dass; e o doutor, que foi cidadão honorário de Londrina, advogado e professor que lutou por causas sociais, Oscar do Nascimento.

Luiza Arlindo/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.