Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunos vão homenagear Carolina Maria de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias do Nascimento, realiza a IV Semana Cultural, de 16 a 18 de novembro. Para esta edição as crianças produziram trabalhos sobre Carolina Maria de Jesus, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. O CMEI está localizado na Rua Santa Rosa, 141, Conjunto Pindorama.

Os trabalhos, que reúnem maquetes, instalações, cartazes, fotos e mural, que contam a história da vida de Carolina, estarão disponíveis para visitação da comunidade durante o horário de funcionamento da unidade, das 7h30 às 17h30. “Há desde maquetes da casa em que ela morava, na favela, até a casa de alvenaria que ela morou, seu sonho desde criança”, contou a diretora do CMEI, Simone Cristina de Faria Cavalin.

Os trabalhos foram produzidos há cerca de um mês por 90 crianças atendidas pelo Centro, com idade entre 1 e 5 anos. “Começamos a fazer a Mostra quando o CMEI foi municipalizado e mudou o nome para Abdias do Nascimento. As crianças demonstraram muito interesse em sabem quem foi Abdias e, assim, fizemos a primeira Mostra em homenagem a ele, depois sobre o artista plástico Arthur Bispo do Rosário, sobre o fotógrafo londrinense Walter Ney e agora sobre Carolina”, relembrou.

Para a diretora, este tipo de ação é muito importante porque trabalha, por meio da história de cada personagem, o combate ao racismo, a importância da educação, da leitura e da escrita. “A Carolina, por exemplo, teve sua vida mudada pela leitura e pela escrita. Ela começou registrando o cotidiano da comunidade em que morava, nos cadernos que encontrava no lixo. Mais tarde, na década de 60, seu trabalho se tornou um livro, traduzido em 13 idiomas e vendido em mais de 40 países”, ressaltou.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.