Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Haverá também o Prêmio Quizomba 2021, com transmissão das edições anteriores pela internet; Festival e prêmio buscam valorizar os trabalhos autorais dos artistas

O Coletivo Quizomba realiza, neste sábado (8), às 11 horas, o festival on-line. Ele será transmitido gratuitamente pela página do Facebook, no endereço https://www.facebook.com/events/785048152138105. A classificação etária é livre, ou seja, não tem idade mínima para assistir as apresentações.

A intenção do grupo é fomentar o acesso da população às manifestações culturais de matrizes afro-brasileiras e indígenas, seguindo todas as normas de medidas de prevenção ao novo Coronavírus. Por isso, as apresentações serão em formato on-line, para garantir a segurança e a preservação da vida. Futuramente, quando a pandemia acabar, o grupo deverá voltar a se apresentar presencialmente.

A produtora cultural e integrante do Coletivo Quizomba, Luiza Braga, explicou que além do Quizomba On-line será realizado o Prêmio Quizomba 2021 para jovens artistas negros e indígenas, que fazem parte de uma população extremamente impactada pela pandemia. São dois objetivos principais que o grupo pretende atingir com o Festival e o Prêmio: mostrar que as artes resistem mesmo em tempos de pandemia e ajudar a classe artística com a distribuição de renda feita com a premiação.

“Estamos cientes de que a classe artística passa por grandes dificuldades e, provavelmente, será um dos últimos setores a retomar suas atividades. Por conta disso, além do cachê das atrações, o coletivo decidiu realizar o Prêmio, incentivando novas iniciativas artísticas e seus produtores, dando enfoque em produtores afro-brasileiros e indígenas”, explicou Braga.

A produtora também informou que, durante o período pandêmico, é preciso demonstrar a resistência, pois os trabalhos autorais dos artistas continuam sendo realizados e podem se tornar produtos para outros editais. Isso porque, a produção de novos vídeos ainda é uma dificuldade para muitos artistas, principalmente àquelas da cultura popular.

Duas edições

Haverá duas ações, sempre às 11 horas, sendo a primeira neste sábado (8), com o Festival On-line, a segunda no sábado seguinte (13), no mesmo local (aqui). No primeiro dia, vão se apresentar o grupo Afrotons, de São Paulo, a artista Amanda More, o grupo Equilíbrio Sonoro e o emblemático sambista londrinense Joaquim Braga (Braguinha). Na semana seguinte, serão transmitidas outras duas atrações: do grupo Firma Ponto (SP) e da banda Fruta Gogóia, expoente nas futuras rodas de samba londrinenses.

As edições ficarão disponíveis no canal do Youtube e deverão ser disponibilizados para outros parceiros do grupo. O Projeto Quizomba On-line é uma realização do Coletivo Quizomba, que conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), que é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Londrina. Além disso, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Casa de Cultura, da Coordenadoria de Comunicação (COM), da Radio UEL FM e do Espaço Nave, também são apoiadores do projeto.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.