Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ronnie Kleber Curia já era participava de feiras de artesanato, desde quando morava em Goiás. Entretanto, foi a partir da sua estreia na feira itinerante Londrina Criativa que ele potencializou a visibilidade e, consequentemente, as vendas. Um ano atrás a Pyrograf Artesanatos começou a vender quadros desenhados no pirografo e, hoje, Ronnie já tem clientes que o procuram diretamente para gravar nomes e frases. No próximo fim de semana, ele estará ao lado de outros empreendedores no Hub de Inovação e Turismo do Visite Londrina Convention Bureau, no Boulevard Shopping, sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h.

 “Já tenho experiencia com feira há 16 anos. Comecei em Goiás, na cidade de Itapuranga. Meu pai me mandou em 2009 um pirografo, gravava os nomes das pessoas em chaveiro. Quando vim para Londrina, no começo de 2023, vi o anúncio da Londrina Criativa e fiz a inscrição. Hoje a Londrina Criativa é onde consigo ter a maior visibilidade das feiras que participo, E eu desenvolvi um público que já me procura na feira, pedindo fazer logomarca, entre outras coisas”, conta Ronnie.

Entre os produtos estão quadros desenhados com temas variados, desde encomendas personalizadas para quartos de bebê, logomarcas de empresas, quadros de lettering, frases motivacionais. Além disso, temas específicos com datas comemorativas do comércio, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros. Até mesmo reprodução de fotos de pessoas. “Não sou desenhista, mas, percebi que, com a tecnologia, consigo transformar fotos em desenhos. Existem aplicativos em que a pessoa me apresenta foto, transformo em desenho, imprimo no papel A4 e reproduzo a técnica da madeira”, revela.

Visibilidade

Margareth Watanabe, coordenadora da feira itinerante Londrina Criativa, explica que a participação dos empreendedores passa por uma curadoria que, além do mix de produtos, tem importância o desenvolvimento da apresentação da bancada, da abordagem, da embalagem e do pós-venda. “Nós trabalhamos não apenas a venda do expositor, mas, todo um conjunto de técnicas que, desenvolvidas, potencializam ainda mais o trabalho de cada um. E com a visibilidade que a feira proporciona, graças às diversas parcerias e apoios”, comenta Margareth.

Neste fim de semana, estão na feira Class Bijoux (bijuterias artesanais), Jeisse Keli Acessórios Kids (fitas, laços e acessórios para crianças), Cristiane Santos Gastronomia (macarrons, chocolate com flores comestíveis e cookies), Suely Lucas (arte em gesso), Cristiane Ortega (óleos essenciais), Pipocath (pipocas gourmet), Pyrograf (pirografia em madeira), Margareth Watanabe Artesanatos (origami e origami em tecido), Ariadne Artesanatos (panos de prato, bate mão, jogo americano e sousplat) e Oscar Hashimoto (quick massagem).

Selo Londrina Criativa

O Selo Londrina Criativa tem uma série de ações voltadas à formação e profissionalização dos pequenos empreendedores. Ao longo do ano, o objetivo é ofertar cursos, workshops e mentorias a quem estiver interessado. A feira itinerante já foi realizada no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, no Sesc, na Expo Japão e no Londrina Matsuri. Além disso, foi uma das apoiadoras do Hackatur 2022, do Sebrae, e já participou da tradicional Quermesse do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova. A Londrina Criativa tem apoio do Visite Londrina Convention Bureau, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e da prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.