Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Festival itinerante de cultura caipira reúne mostra competitiva, shows, oficinas e muitos causos em edição online

A parte “aberta ao público” do Festival Causo e Viola começa dia 01 de junho, às 19h, com o debate “As violeiras e a cultura caipira”, que vai reunir nas redes sociais do evento as artistas Adriana Farias, Juliana Andrade e Karoline Violeira, com mediação da jornalista Patrícia Zanin.

Na semana seguinte, nos dias 7 e 8, será a vez da mostra competitiva, que vai apresentar as 15 duplas classificadas, todas autorais e inéditas, com viola e violão e vocal em duas vozes, Haverá ainda a premiação e os shows de “Viola Quebrada” e Zé Mulato e Cassiano. Tudo recheado por contos com Vinícius Mazzon e Zé Bocca e a narração de Sérgio Vieira. A programação completa pode ser acessada no site do evento, causoeviola.com.br. Toda a programação é gratuita e será transmitida pelas redes sociais do evento.

Mas o Festival já começou para muita gente, já que a organização do evento, pra garantir o acesso ao maior número possível de crianças, fez parceria com as Secretarias de Educação de 5 cidades do Paraná–Ibaiti, Itambaracá, Jandaia do Sul, Ortigueira e Uraí – e os vídeos com causos e o audiovisual “Vida caipira: consumo responsável, educação e respeito à natureza”, estão sendo distribuídos para os alunos das escolas municipais.

Os professores do município também tiveram a oportunidade de fazer uma oficina com as pedagogas Daniella Fioruci e Gracieli Maccari e receberam ainda um material pedagógico para contribuir com o trabalho em sala de aula.

Como explica o coordenador do evento, Silas Rayel, “o  festival oferece um farto material pedagógico a ser exibido aos alunos do ensino fundamental das cidades parceiras do projeto. Este conteúdo, aplicado aos alunos em sala de aula, fortalece a importância da manutenção dos valores tradicionais da cultura sertaneja e dos objetivos do desenvolvimento sustentável, ainda presente no homem simples do campo, o caipira, que luta com dificuldades, contudo, sem perder o respeito pela terra que cuida.”

A comissão julgadora da mostra competitiva tem o pesquisador Cléber Toffoli a frente e a comissão organizadora conta com o proponente do projeto, Silas Rayel, além dos produtores Gustavo Aranha, Claudia Silva e Marcelo Ricieri Pinhatari.

O evento é um projeto apoiado pela COPEL, aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura do Paraná.

Claudia Silva/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.